Música

Conselho do Prêmio da Música Brasileira altera categorias da 32ª edição

A edição, que ocorrerá no ano que vem, terá mudanças nas categorias e a criação de novos títulos

O Conselho do PMB é formado por renomados artistas  -  (crédito: Divulgação)
O Conselho do PMB é formado por renomados artistas - (crédito: Divulgação)

O Prêmio da Música Brasileira (PMB) realizou a primeira reunião do Conselho para a 32ª edição do evento, que será realizada em 2025. No encontro, foram definidas mudanças significativas e criadas novas categorias. As inscrições para o PMB estão abertas no site oficial.

A categoria Música Urbana foi dividida em três: Funk, Rap/Trap e Reggae. Além de reconhecer a crescente relevância cultural de cada um desses estilos, a decisão permite que um maior número de artistas possa ser indicado a prêmios e apresentado a novos públicos. A antiga categoria Pop/Rock também foi dividida em duas específicas para Pop e Rock, refletindo a diversidade e a evolução desses gêneros no Brasil.

Outra mudança foi a separação da categoria Canção Popular/Sertanejo em subcategorias específicas: Canção Popular, Canção Romântica, Sertanejo. O Conselho do prêmio aprovou uma mudança na nomenclatura da categoria Regional, que passará a se chamar Raízes, com o objetivo de refletir mais precisamente a diversidade e a riqueza das tradições musicais do país. 

A partir do ano que vem, obras voltadas para crianças poderão ser inscritas na categoria Projeto Especial, criada este ano. A categoria Revelação foi atualizada: agora podem concorrer artistas com até cinco anos de carreira a partir do lançamento do seu primeiro trabalho publicado.


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 02/09/2024 15:52
x