ARTE COMO PROTESTO

Artista lança música em manifesto contra sufocamento gerado pela fumaça em RO

Gabriê é rondoniense e reflete também sobre invisbilidade das questões socioambientais que afetam a população da região Norte

Artista de Rondônia lança música em manifesto contra sufocamento e invisibilidade gerados pela fumaça em RO -  (crédito: Reprodução Instagram @gabrieoficial)
Artista de Rondônia lança música em manifesto contra sufocamento e invisibilidade gerados pela fumaça em RO - (crédito: Reprodução Instagram @gabrieoficial)

A população de Porto Velho, capital de Rondônia, teve que mudar drasticamente a rotina nas últimas semanas por causa da fumaça das queimadas que tomaram a região. A cidade tem a pior qualidade do ar do país, segundo o índice do IQAir e teve que cancelar cerca de 30 voos em quatro dias em função da baixa visibilidade gerada pela fumaça.


Atenta a esse cenário sufocante, a artista Gabriê lançou neste domingo (1/9) um manifesto em forma de  música e vídeo contra o sufocamento e invisibilidade provocados pela fumaça na região. O vídeo exibe pontos históricos e turísticos de Porto Velho encobertos e praticamente apagados de pela fumaça.

Na música Da Beira, a compositora também reflete sobre o baixo engajamento na projeção do sofrimento da população do Norte diante dos crimes ambientais e incêndios de grandes proporções que têm devastado a vegetação e prejudicado a saúde da população.

Ao Correio, Gabriê explicou que a música está em processo de produção há algum tempo e seria lançada no próximo disco, mas a divulgação foi antecipada para que pudesse ser usada como instrumento de alerta e cobrança sobre a atual situação de Rondônia. "Eu acredito que a arte é uma ferramenta de mudança, ela também é denúncia, grito de alerta, de socorro. Então a gente tá vivendo um cenário tão caótico e apocalíptico em Porto Velho que eu pensei: 'eu acho que essa mensagem precisa ser ouvida para que esse tema possa reverberar no Brasil" refletiu a artista.

Gabriê, que carrega regionalidades em seu trabalho, sob um ponto de vista romântico e moderno, afirma ainda que a composição reflete a marginalidade de quem vive à beira do rio e à beira do progresso. "A música é bem especpifica para o nosso cenário beradeiro de Rondônia, fala que a gente está à beira de um sonho, à beira de um mapa, à beira do Rio Madeira, que beira é essa? A música faz uma alusão sobre a margem, tudo que é marginal. Mas na verdade pra gente que é daqui é um grito de resistência", ponderou. (Confira)

Drone: Leandro Marques
Câmera: Jordan Pinheiro
Produção: Talita Gusmão

Produção musical: Thiago Maziero

Da Beira - Gabriê

É que meu santo é forte
Eu nasci no Norte
Eu venho da Beira
Da beira do mapa
Da beira do sonho
Lá do Rio Madeira (x2)

Onde é mais longe de chegar
É mais difícil de olhar
Quase impossível de lembrar
Da beira

Onde tem peixe com farinha
Tem açaí e tacacá
Aí é mais fácil de lembrar
Da beira

E se eu falar do ribeirinho?
E do povo indígena?
Sobra alguém pra escutar?
Da beira

Já não tem mais cachoeira
O fogo alastrou a mata
Sobre alguém pra escutar
Da beira?

 Quem é Gabriê? 

 

Artista de Rondônia, Gabriê lança manifestou em forma de música contra sufocamento gerado pela fumaça no estado
Artista de Rondônia, Gabriê lança manifestou em forma de música contra sufocamento gerado pela fumaça no estado (foto: Divulgação Gabriê )

Gabriê é cantora e compositora rondoniense. Iniciou sua carreira profissional aos 15 anos e participou do reality show The Voice Brasil 2018 compondo o time de Carlinhos Brown. Desde então, vem solidificando sua carreira com lançamentos de singles, parcerias e, em 2021, lançou seu primeiro álbum "Até Onde Eu Posso Chegar".
Ano passando, a artista foi indicada ao Prêmio Multishow 2023 na categoria Brasil com a música "Magia Leonina" lançada no primeiro semestre. Agora, Gabriê prepara o lançamento de seu segundo álbum autoral.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 03/09/2024 10:07
x