O espetáculo inédito Lua tu és meu sol estreia nesta sexta-feira (30/8) e fica em cartaz até o dia 15 de setembro, às sextas e sábados, às 20h, e domingos, às 19h, no Teatro Ribondi. Os ingressos são gratuitos mediante doação e podem ser retirados pela plataforma do Sympla.
A peça Lua tu és meu sol apresenta uma história original do autor chileno Yovanne Monetta, traduzida e adaptada pela diretora Ana Flávia Garcia especialmente para esta montagem. A peça teve adaptações para que fosse incluído atores transgêneros. A atriz travesti Maria Léo Araruna interpreta a personagem Lola, filha de Alano, interpretado por Tullio Guimarães, ator cis e gay. Na história adaptada Alano é um homem gay cis pai de Lola, uma mulher travesti. Juntos eles enfrentam e compartilham os traumas que a ditadura chilena de 1973 causou. A peça aborda de um jeito cômico o que foi esse período tão devastador para as pessoas LGBTs.
- Emma Roberts sobre interpretar Britney Spears: ‘É meu verdadeiro sonho’
- Julián Ortega, de ‘Elite’ e ‘As Telefonistas’, morre aos 41 anos
- Jornalista lança livro sobre homossexualidade e cristianismo
O ator Tullio Guimarães, um homem gay de 61 anos, conta como a sua vivência na época da ditadura reflete na peça. “Passei por muitas situações semelhantes à do Alano, até porque sou de esquerda e vivi várias passeatas e levei muita surra quando era estudante universitário”, revela Tullio Guimarães ao Correio. “Já havia participado de duas montagens que tratavam disso, onde contávamos a perseguição que os LGBTs sofreram nesse período horroroso da história”, conclui o ator.
A atriz Maria Léo Araruna expressa a revolta que a ditadura causou em sua personagem e como ela experimenta da mesma dor sendo uma mulher travesti. “A ditadura veio como uma névoa de silêncio, mostrou nas entrelinhas o quão proibido e monstruoso era ser travesti, transexual e dissidente”, comenta a atriz.
Serviço
Lua tu és meu sol
Nesta sexta-feira (30/8), até o dia 15/9, sextas e sábados, às 20h, e aos domingo, às 19h, no Teatro Ribondi (Casa dos Quatro, 708 Norte, Bloco F Loja 1). Ingressos gratuitos mediante doações de alimentos ou produtos de limpeza. Podem ser retirados antecipadamente pelo site.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br