Artes cênicas

Cia. Escambo leva peça sobre o amor romântico para as ruas do DF

Peça Opostos, da Cia.Escambo, reflete sobre o amor romântico e suas implicações para o machismo e para a violência contra a mulher

Letícia Souza e André Müller, da Cia. Teatral Escambo, na peça Opostos -  (crédito: Divulgação)
Letícia Souza e André Müller, da Cia. Teatral Escambo, na peça Opostos - (crédito: Divulgação)

Com um espetáculo que propõe refletir sobre as dimensões do amor romântico, a Cia. Teatral Escambo vai para as ruas a partir deste sábado (31/8) com o espetáculo Opostos. Nascida há 10 anos, a peça foi criada para falar de machismo e papeis sociais pré-estabelecidos. Ao longo de uma década de existência, a dramaturgia acabou aprimorada e atualizada. É essa versão incrementada pela maturidade que a Escambo leva para Planaltina, Sobradinho 2 e Fercal com apresentações marcadas até do dia 29 de setembro. 

A versão 2024 de Opostos tem direção de Zé Regino, que aceitou o convite da companhia para lapidar o espetáculo. “A gente viu que esse tema é um tema que nunca sai de moda. Então a gente voltou e colocou um outro foco, outra lupa, falando da questão do amor romântico como forma de sustentar o patriarcado”, avisa a atriz Letícia Souza, que faz parte do elenco. “Essa ideia de como a mulher tem que se portar, como o homem tem que se portar em relação ao que é vendido sobre o amor romântico, a gente traz de forma muito leve essas questões. Falamos da violência contra a mulher, do ciúme visto como uma prova de amor e mostramos que não é bem por aí.”

Leia maisFliparacatu começa nesta quarta com foco na diversidade e no amor

A música ao vivo é parte fundamental do espetáculo. A intenção dos títulos escolhidos é mostrar como a temática do amor romântico está embutida em tudo o que se consome, incluindo a música. “A gente traz para a reflexão e o tempo todo pergunta ao público. É um espetáculo muito interativo. E não estamos ali para dar respostas e sim para fazer o público questionar se isso que é vendido para a gente é real”, conta Letícia, que divide o palco com André Müller. 

Leia mais; Cine Brasília lança chamada pública para exibição gratuita

A estreia do espetáculo, neste sábado, será no estacionamento em frente à estação Arapoangas, em Planaltina, na Praça São Sebastião, com apresentações às 10h e às 17h. A intenção do grupo sempre foi fazer teatro de rua e facilitar o acesso do público aos espetáculos, por isso a entrada é gratuita. 


Serviço

Opostos

Com Cia. Teatral Escambo. Apresentações sempre às 10h e às 17h.

Confira a programação:


Sábado (31/8), na Praça São Sebastião, Planaltina

Dia 14 de setembro, em frente à administração, Sobradinho II

Dia 21 de setembro. na Quadra de esportes do Complexo esportivo Alto Bela Vista, Fercal

Dia 28 de setembro, na Praça Seu Teodoro, em Sobradinho

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 29/08/2024 14:51
x