O empresário e apresentador Senor Abravanel era conhecido no Brasil todo como Silvio Santos, um apelido adotado por ele no início da carreira. Ele morreu neste sábado (17/8), aos 93 anos, de broncopneumonia no Hospital Albert Einstein.
Em um de seus programas, Senor explicou a origem de seu nome de batismo. Filho de imigrante judeu da região da Grécia, ele disse ser descendente de Dom Isaac Abravanel, responsável pelas finanças de Portugal e Espanha no século 15.
Durante a inquisição promovida pela Igreja Católica, Dom Isaac, por ser judeu, foi para a Grécia. "De lá, então, meu pai, meu avô, tiveram o título Senor Dom Abravanel. No Brasil não existe Dom. O título que meus antepassados ganharam no ano de 1490 e tantos. O dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América. Disseram para o meu pai: 'Dom é frescura'. E ele colocou Senor. Senor quer dizer Dom Abravanel".
Por que Silvio mudou de nome? A origem da alcunha artística veio de casa. A própria mãe costumava chamá-lo de Silvio. O sobrenome Santos foi ele quem escolheu: "porque todos os santos ajudam", dizia.
Silvio Santos ficou mais de 60 anos no ar na televisão brasileira, além de fundar a própria emissora, o SBT. Ele apresentou seu último programa em 2022.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br