CINEMA

Debate mobiliza espectadores de 'O contato', longa em pré-estreia

Gravado no Amazonas, o longa 'O contato' traz a história de famílias das etnias Yanomami, Arapaso e Hupda. Documentário estreia na quinta-feira (15/8)

O contato: documentário sobre cotidiano de vidas indígenas estreia no dia 15/8, e no dia 14/8 haverá sessão especial de pré-estreia  -  (crédito: Divulgação/Primeiro Plano Fotos)
O contato: documentário sobre cotidiano de vidas indígenas estreia no dia 15/8, e no dia 14/8 haverá sessão especial de pré-estreia - (crédito: Divulgação/Primeiro Plano Fotos)

Documentário dirigido por Vicente Ferraz, O contato, terá pré-estreia para convidados, nesta quarta (14/8), às 19h, com direito a debate, no Cine Brasília (EQS 106/107). O filme entrará no circuito, a partir da quinta-feira (15/8). Brasília, Rio de Janeiro, Manaus, Belém e São Paulo ganharão sessões. Em Brasília, os espectadores convidados poderão acompanhar debate com o diretor Vicente Ferraz e a produtora Juliana de Carvalho. A sessão especial homenageia o indigenista Bruno Pereira e o jornalista Dom Phillips, assassinados a tiros, em 2022, em decorrência da violência de repressão ao ativismo na região do Vale do Javari, na Amazônia. 

O contato explora a travessia de personagens entre suas aldeias e a cidade indígena de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas. As três histórias estão conectadas pelo Rio Negro no qual os personagens percorrem cerca de 3000km para chegarem aos seus destinos. Um grupo Yanomami leva um filme sobre o seu povo para ser exibido na aldeia, uma mulher da etnia Arapaso viaja até a cidade para cuidar de sua filha com depressão e uma família Hupda e Baniwa, duas etnias que historicamente não se relacionavam, apresentam seu filho do povo Baniwa para os parentes distantes do povo Hupda. 

Mostrando etnias diversificadas, O contato oferece uma imersão no cotidiano dos habitantes originários do Alto Rio Negro, capturando a diversidade linguística, os sonhos e as práticas de sobrevivência. O documentário também mostra a realidade sombria da região, ameaçada pelo avanço do narco-garimpo. O contato não só destaca a beleza e a riqueza cultural da Amazônia como também os desafios enfrentados pelos povos indígenas em sua luta para preservar sua identidade e seu ambiente diante de ameaças externas. O filme teve sua première mundial durante a Mostra Competitiva do Festival É Tudo Verdade 2023 e foi exibido, também no ano passado, no Festival Internacional do Novo Cine Latino-Americano, em Havana, Cuba

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 13/08/2024 16:58
x