Desde que foi anunciada a data da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, realizados na cidade de Paris (França), o que não faltam são apostas e suposições sobre quem seriam os principais cantores e bandas a performar nas margens do rio Sena. Nesta sexta-feira (26/7), a partir das 14h30, o mistério sobre quem se apresenta ou não finalmente será resolvido. O evento vai ser televisionado diretamente da “cidade luz”, com transmissões na TV Globo (canal aberto), SporTV (canal fechado) e CazéTV (Prime Video, Samsung TV, Twitch e YouTube).
Cidade cosmopolita, Paris tem sido palco da aparição de artistas e celebridades nas últimas semanas em decorrência do evento esportivo. Segundo publicação feita pelo jornalista francês Thierry Moreau em rede social, as cantoras Céline Dion e Lady Gaga farão um dueto da clássica canção La vie en rose, imortalizada na voz da cantora francesa Édith Piaf. Moreau confirmou também que Céline vestirá uma peça da marca de luxo Dior durante aparição. Vale lembrar que, desde que anunciou publicamente o diagnóstico de síndrome da pessoa rígida, a diva nunca mais se apresentou em um show de grande porte.
As demais atrações previstas para a ocasião são nomes conhecidos da música europeia, caso da banda francesa de heavy metal Gojira, que sobe ao palco ao lado da cantora de ópera franco-suíça Marina Viotti. As cantoras francesas Aya Nakamura e Yseult — que recentemente fez participação na faixa Alibi da cantora irani-holandesa Sevdaliza ao lado da drag queen brasileira Pabllo Vittar — também aparecem na lista de possíveis aparições.
A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos deste ano ficará marcada pelo ar de inovação. Isso porque, pela primeira vez na história das Olimpíadas uma cerimônia de abertura não é sediada dentro de um estádio. A sede escolhida para comportar o evento comemorativo foi o rio Sena, que corta a capital francesa e é um dos mais conhecidos cartões-postais da cidade.
Durante um trajeto de aproximadamente 6 km, barcos vão transportar as respectivas delegações. O canoísta Isaquias Queiroz e a jogadora de rugby Raquel Kochhann representarão o Time Brasil durante o desfile, ao empunharem a bandeira do país como porta-bandeiras.
*Estagiário sob a supervisão de Pedro Ibarra