viagem

9 locais que receberão as provas das Olimpíadas de Paris

m de arenas construídas especialmente para os jogos, vários pontos turísticos da cidade vão receber a competição

Paris, a cidade das luzes e do amor, oferece uma variedade inigualável de atrações culturais, históricas e visuais. Desde monumentos emblemáticos que dominam os cartões-postais até museus que abrigam tesouros artísticos sem paralelo, cada esquina da capital francesa promete uma nova descoberta aos viajantes apaixonados por esporte que a visitam nestes Jogos Olímpicos.

As competições vão permear a cidade-sede como nunca antes. Prova disso são os locais escolhidos para receber as disputas esportivas. Além de arenas construídas especialmente para as Olimpíadas em várias regiões da cidade e arredores, na lista aparecem também alguns dos endereços mais icônicos do destino, do Campo de Marte, junto à Torre Eiffel, ao Palácio de Versalhes. Confira os destaques:

1. Place de la Concorde

Place de la Concorde será cenário dos esportes urbanos, como ciclismo BMX freestyle, skate, breaking e basquete 3X3 (Imagem: Alexandre Peribe | Shutterstock)

Uma das mais famosas praças públicas de Paris, a Place de la Concorde fica em uma das pontas da avenida Champs-Élysées e é caracterizada por suas fontes e o grande obelisco. Este será o cenário dos esportes urbanos dos Jogos Olímpicos, como ciclismo BMX freestyle, skate, breaking e basquete 3X3.

2. Stade de France

Stade de France será palco das competições de atletismo e rugby sevens (Imagem: Franck Legros | Shutterstock)

Localizado em Saint-Denis, na Região Metropolitana de Paris, o estádio foi construído para a Copa do Mundo da FIFA de 1998 e já sediou outros grandes eventos esportivos. Em 2024, será palco das competições de atletismo e rugby sevens.

3. Campo de Marte

Campo de Marte vai receber as competições de judô e luta (Imagem: Symeonidis Dimitrios | Shutterstock)

Essa famosa área verde vai receber as competições de judô e luta na Arena do Campo de Marte, uma estrutura temporária de dez mil metros quadrados, e também os jogos de vôlei de praia, cuja quadra ao ar livre terá vista para a Torre Eiffel.

4. Esplanade des Invalides

Esplanade des Invalides vai sediar as provas de tiro com arco, além de ser a linha de chegada da maratona (Imagem: FredP | Shutterstock)

Bem em frente ao Hôtel des Invalides, um complexo de edifícios ligado à história militar da França (e onde fica o túmulo de Napoleão Bonaparte), esse espaço vai sediar as provas de tiro com arco, além de ser a linha de chegada da maratona.

5. Grand Palais

Grand Palais será palco das disputas de esgrima e taekwondo (Imagem: JeanLucIchard | Shutterstock)

Erguido em 1900, o belíssimo Grand Palais hoje funciona como um centro cultural, que recebe grandes exposições de arte e outros eventos do tipo. Já nos Jogos de 2024, será palco das disputas de esgrima e taekwondo.

6. Roland Garros

Além do tênis, Roland Garros vai receber as competições de boxe (Imagem: Leonard Zhukovsky | Shutterstock)

Templo do tênis mundial e casa do Aberto da França, um dos quatro torneios de Grand Slam da modalidade, o complexo tem 12 hectares e 18 quadras de saibro. Além do tênis, vai receber as competições de boxe. Fica junto ao parque Bois de Boulogne.

7. Parc des Princes

Parc des Princes vai receber os jogos de futebol masculino e feminino (Imagem: Aitormmfoto | Shutterstock)

Próximo ao Bois de Boulogne e a Roland Garros, o estádio Parc des Princes é a casa do Paris Saint-Germain. Nas Olimpíadas de Paris, vai receber os aguardados jogos de futebol masculino e feminino.

8. Palácio de Versalhes

Palácio de Versalhes vai receber os eventos de hipismo e pentatlo moderno (Imagem: Mistervlad | Shutterstock)

A menos de uma hora de Paris, Versalhes não vai ficar de fora dos Jogos. Na Étoile Royale, em meio aos jardins do palácio, uma arena temporária ao ar livre vai receber os eventos de hipismo e pentatlo moderno.

9. Rio Sena

O desfile dos atletas será realizado por 6 km ao longo do Rio Sena (Imagem: Catarina Belova | Shutterstock)

O dia 26 de julho vai marcar a primeira vez na história em que uma Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Verão não vai acontecer em um estádio. O desfile dos atletas será realizado por 6 km ao longo do Rio Sena, com barcos para cada delegação, entre a ponte Austerlitz e terminando no Trocadéro, onde acontecerão os demais elementos previstos no protocolo olímpico.

Por Cláudia Costa, Eliria Buso e Patrícia Chemin – revista Qual Viagem

Mais Lidas