A música “Alibi”, uma colaboração entre a drag queen brasileira Pabllo Vittar, a cantora francesa Yseult e a iraniana-holandesa Sevdaliza, tem se destacado como o maior sucesso da carreira de Sevdaliza. Nesta segunda-feira (15), a canção subiu ao 16º lugar entre as músicas mais ouvidas no Spotify no mundo.
Além disso, “Alibi” colocou Pabllo Vittar como a primeira drag queen brasileira a entrar no top 50 do Spotify. Com isso, ela alcançou o terceiro maior pico de um artista brasileiro na plataforma, atrás apenas de Anitta, que chegou ao topo com “Envolver” e à oitava posição com “Bellakeo”, em colaboração com Peso Pluma.
O sucesso de “Alibi” se deve, em parte, ao sample da música tradicional colombiana “Rosa” de Totó La Momposina, utilizado no refrão da canção (“Rosa, que linda eres”), que serve de base para a repetição do título “Alibi”.
A música brasileira há tempos se destaca internacionalmente, com vários artistas tendo conquistado posições de destaque no Spotify global, além de Pabllo Vittar e Anitta. Luísa Sonza estreou no Top 50 global com “Penhasco2”, uma colaboração com Demi Lovato, que alcançou a 41ª posição.
A saudosa Marília Mendonça também deixou sua marca, com a regravação de “Leão” do álbum póstumo “Decretos Reais” alcançando a 30ª posição no Spotify global. “Tá Ok”, fruto da colaboração entre Dennis e MC Kevin O Chris, chegou à 25ª posição no ranking global em 2023, impulsionada pela viralização da coreografia no TikTok.
Quem é Sevdaliza?
Sevdaliza é uma cantora de 36 anos, conhecida por seu estilo pop experimental, influenciado pela era “Homogenic” de Björk, e por explorar gêneros como eletrônico e R&B alternativo. Nascida em Teerã, no Irã, ela se mudou para os Países Baixos aos cinco anos. Lá, conquistou uma bolsa de estudos em uma universidade graças ao seu talento no basquete e chegou a jogar pela seleção holandesa.
A carreira musical começou aos 27 anos, após se formar em comunicação. Desde então, lançou quatro EPs e dois álbuns de estúdio. “Alibi”, juntamente com outras músicas como “Who Are You Running From”, “Ride Or Die”, “Good Torture” e “Nothing Lasts Forever” (as duas últimas em parceria com Grimes), deve fazer parte de seu próximo álbum, que ainda não tem nome ou data de lançamento confirmados.
A cantora já se apresentou no Brasil em três ocasiões. Em 2019, realizou shows em São Paulo e Recife; em 2022, participou do festival Primavera Sound; e neste ano, voltou ao país para se apresentar na edição especial de aniversário da festa Mamba Negra, em São Paulo.