Em 13 de julho é celebrado, entre os fiéis da Igreja Católica, o “Dia de Nossa Senhora da Rosa Mística”, um dos títulos dados à Virgem Maria. A data remonta às aparições milagrosas de Nossa Senhora, na Itália, em 1947, a uma enfermeira chamada Pierina Gilli.
Segundo a crença, durante essas aparições, a santa se mostrava como uma senhora muito bonita, vestindo o seu véu branco e túnica, mas tinha três espadas cravadas no peito e aparentava estar profundamente triste. Foi, então, que proferiu a enfermeira “oração, penitência e expiação”.
Posteriormente, a Virgem se materializou pela segunda vez e as espadas haviam se transformado em três rosas, cada uma de uma cor: branca, vermelha e dourada. Na ocasião, ela fez três pedidos aos devotos: primeiro, para que orassem aos sacerdotes por meio de uma nova devoção mariana; depois, que dedicassem todo último dia do mês a ela e, por último, que o dia 13 de julho fosse definido como o “Dia de Nossa Senhora da Rosa Mística”.
Significado das três rosas e espadas
As três rosas de Nossa Senhora da Rosa Mística são símbolos que representam três virtudes espirituais importantes. São elas:
- Rosa Branca: simboliza a oração. É um convite para que os fiéis cultivem uma vida de oração constante, buscando a proximidade com Deus e a união com Ele por meio da comunicação espiritual;
- Rosa Vermelha: representa o sacrifício. Esta rosa convida os devotos a oferecerem sacrifícios em suas vidas diárias, em unidade com os sofrimentos de Cristo, como uma forma de purificação e devoção;
- Rosa Dourada: simboliza a penitência. Esta rosa destaca a importância da penitência e da reparação pelos pecados próprios e pelos pecados do mundo, buscando a conversão e a reconciliação com Deus.
As três espadas retratavam a dor ou sofrimento específico que Maria previu para o mundo:
- Primeira espada: representava a perda de fé e o afastamento das práticas religiosas;
- Segunda espada: simbolizava os pecados mortais dos religiosos;
- Terceira espada: expressava os sofrimentos sentidos por sacerdotes e monges que cometem a mesma traição de Judas.
Orações para Nossa Senhora da Rosa Mística
A seguir, confira três orações para rogar pela intercessão da Virgem Maria e homenageá-la:
1. Oração à Nossa Senhora da Rosa Mística
Imaculada, Rosa Mística, em honra de teu Divino Filho, nos prostramos diante de ti, implorando a misericórdia de Deus. Não por nossos méritos, e sim pela vontade de teu coração maternal. Concede-nos ajuda e a graça (pedir a graça) com a certeza de que haveis de nos atender. Amém.
2. Oração para pedir uma graça
Mãe querida Rosa Mística, quero hoje pedir–lhe que venhas ao meu auxílio para ajudar-me a combater as legiões que me perseguem.
Peço, ó Mãe, como vos dignastes a aparecer ao seu confidente, venho lhe pedir que me libertes de toda opressão maligna que me ataca.
Quero, ó Mãe, me entregar a ti e ao Teu Filho Jesus, pedindo as graças eficazes que brotam de vosso Imaculado Coração.
Quero, ó Mãe, que atenda a graça que lhe peço (peça a graça), pedindo que me leves a Jesus e afastes de mim a serpente infernal.
Sou teu, ó Mãe, pois sou teu querido filho.
Aceito a tua presença, ó Mãe, nas imagens abençoadas por ti.
Derramai vosso óleo sobre minha fronte e purificai-me do pecado.
Rosa Mística, finalizando, peço pela Igreja que anda naufragando, guiai-a, ó Mãe. Agradeço-te por acolher o meu pedido levando-o a Jesus.
Ó Virgem Boníssima, louvável, venerável, minha Mãe.
Amém.
3. Oração para ter proteção e paz
Rosa Mística, Mãe de Jesus, Rainha do Santo Rosário e Mãe da Igreja, Corpo Místico de Jesus Cristo, nós Vos pedimos que concedais ao mundo, dilacerado pela discórdia, a unidade e a paz, e todas aquelas graças que podem mudar o coração de tantos filhos e filhas.
Rezar Ave-Maria
Rosa Mística, Rainha dos Apóstolos, faça florescer muitas vocações sacerdotais, religiosas e leigas, que propaguem por toda a terra, com a santidade de sua vida e com o zelo apostólico pelas almas, o Reino de Vosso Filho Jesus Cristo, e derramai sobre nós a abundância dos bens celestiais! Amém!
Rezar Ave-Maria e Salve Rainha.