string(16) "/diversao-e-arte"
Música

Conexão Brasil/EUA: Brasília recebe Concerto Americano

Espetáculo gratuito será regido pela maestra Mariana Menezes, com a participação dos pianistas solistas Virgínia Hogan e Boaz Sharon, nesta quinta (4/7)

A orquestra será regida por Mariana Menezes, com dois pianistas convidados -  (crédito: Reprodução )
A orquestra será regida por Mariana Menezes, com dois pianistas convidados - (crédito: Reprodução )

Em comemoração ao Dia da Independência dos Estados Unidos (4/7) e dos 200 anos das relações diplomáticas Brasil-Estados Unidos, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, a Embaixada Americana e a Casa Thomas Jefferson apresentam o Concerto Americano, amanhã, às 20h, no Teatro Plínio Marques.

O espetáculo gratuito será regido pela maestra Mariana Menezes, com a participação dos pianistas solistas Virgínia Hogan e Boaz Sharon. Na noite, estarão presentes as obras Fanfarra para um homem comum, de Aaron Copland, Adágio para cordas, de Samuel Barber, e Bachianas 8, de Villa-Lobos. Além disso, o arranjo Rhapsody in Blue, de Gershwin, foi escrito e adaptado para a apresentação, que executará, pela primeira vez, a composição. 

Segundo Mariana Menezes, o repertório foi escolhido a dedo para a ocasião pela artista Virgínia Hogan e aprovado pela direção da orquestra e por ela mesma: "Elas (as obras) não apenas representam a cultura de cada país, mas também mostram como a música dos dois lugares se entrelaça em diversos aspectos". 

A regente destaca que essa relação se dá por meio do ritmo das composições, com a presença do jazz, do blues e do romantismo melódico. Conhecida como uma das mais jovens maestras do Brasil, Mariana já regeu grandes orquestras brasileiras, como Orquestra Filarmônica de Goiás, Orquestra Sinfônica Do Estado de São Paulo e Orquestra Sinfônica Brasileira.

Já Virgínia Hogan é uma pianista brasileira-estadunidense que estreou na orquestra profissional aos 16 anos, sob a regência do renomado maestro Isaac Karabtchevsky. Além do piano, a musicista dá aula para alunos cegos e é produtora musical nos EUA. 

Por fim, o outro pianista convidado, Boaz Sharon, foi chefe do Departamento de Música da Universidade de Boston. O também professor é especialista em performance, palestras, artigos e gravações de compositores brasileiros e estadunidenses. 

Concerto Americano

Amanhã, às 20h, no Teatro Plínio Marcos (Eixo Cultural Íbero-americano). Entrada gratuita

 *Estagiária sob a supervisão de Severino Francisco

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 03/07/2024 06:00
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação