FOTOGRAFIA

Diego Bresani mostra fotografias sobre trilhas na Livraria Platô

O fotógrafo brasiliense acompanha e registra a trajetória dos pedestres da cidade. O poeta carioca Sylvio Fraga também autografará o segundo livro no evento

A Platô Livraria recebe, nesta quinta-feira (27/6), uma programação cultural dupla com o fotógrafo brasiliense Diego Bresani e o poeta carioca Sylvio Fraga, no lançamento do segundo livro Quero-quero na várzea. Os artistas vão vender e autografar os respectivos trabalhos.

Inspirado pelo questionamento de quem são os pedestres em uma cidade planejada para motoristas, Bresani observa pegadas e linhas provocadas pela trajetória dos trabalhadores. “Foi quando vendi meu carro que prestei atenção nesses caminhos, que achei bonito. A admiração visual virou um interesse sociológico em perceber quem são essas pessoas que passam por aqui. São os trabalhadores do plano piloto”, diz.

Divulgação - Fotografia de Diego Bresani registra os caminhos formados pelos pedestres de Brasília

Diego colocou-se no mesmo ângulo dos pedestres para fotografar e andou por todos os caminhos escolhidos para ir de forma mais rápida de um ponto a outro. “Brasília foi pensada para carros, isso mostra uma falha urbanística na cidade”, reflete. Formado em artes cênicas pela Universidade de Brasília (UnB), o fotógrafo mistura o lúdico com o documentário nas obras.

Com vassoura e tesoura em mãos, Bresani limpa e apara a grama das paisagens antes de fotografar: “Existe uma manipulação e uma encenação na área”. O contato com a performance é um traço presente em todos os trabalhos do fotógrafo, influenciado pela formação artística como diretor. 

Divulgação - Diego Bresani

As fotografias de Bresani já foram publicadas em grandes veículos internacionais, como o The New York Times, The Guardian e Rolling Stones. Ele alega que fotografa celebridades com a mesma abordagem que utiliza com amigos: “Quando encontro essas figuras sou um pouco frio, senão fico nervoso e travo. O serviço para um amigo simples ou um milionário é o mesmo.”

Contente por mostrar as fotografias em uma livraria de rua, Diego pretende vender as obras e juntar dinheiro para imprimir um livro com as imagens: “O trabalho que registra os caminhos formados pelos pedestres de Brasília está à venda.”  


Serviço

Encontro com Diego Bresani e lançamento de Sylvio Fraga

Na quinta-feira (27/6), às 19h, na Platô Livraria (SCS 405 Bloco A). Entrada franca.

 

Mais Lidas

Divulgação - Diego Bresani
Divulgação - Fotografia de Diego Bresani registra os caminhos formados pelos pedestres de Brasília