A Galeria Danielian, em São Paulo, inaugura neste sábado (29/6), a partir das 10h, a exposição Abstrações Utópicas, com pinturas de Oscar Niemeyer e trabalhos de Milton da Costa, Hélio Oiticica, Maria Polo e Lygia Pape. A mostra estará em cartaz até o dia 31 de agosto.
A arte do pós-guerra, retratada nesta mostra, buscou construir novas utopias a partir do fracasso dos projetos iniciais modernistas. As pesquisas abstratas se desenvolveram em diferentes lugares como resposta às necessidades. As telas de Niemeyer são um exemplo disso. Elas apresentam a capital federal no ano de 1964 em ruínas, um paradoxo entre o projeto e a realidade.
- Festival Taguarock reuniu nove bandas para celebrar Taguatinga
- Espetáculo T.R.I.N.T.A celebra trajetória do Teatro Caleidoscópio
- Casa dos Quatro recebe o espetáculo Saída de Emergência nesta sexta
Realizada pela primeira vez no Rio de Janeiro, no ano passado, Abstrações Utópicas reúne produções de diferentes naturezas, matrizes e inquietações. Com a curadoria de Marcus de Lontra Costa e Rafael Fortes Peixoto, as obras da exposição ajudam a compreender a trajetória e a transformação da arte abstrata brasileira.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br