Uma das peças mais montadas do repertório da dança clássica, O Lago dos cisnes desembarca neste domingo (9/6) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães para uma apresentação única do Ballet Clássico de St. Petersburg. Encomendado pelo Teatro Bolshoi ao compositor Piotr Ilitch Tchaikovsky no final do século 19, o balé é dividido em quatro atos e conta a história do príncipe Siegfried e de sua paixão por Odette, transformada em cisne após um feitiço que só pode ser desfeito pelo amor.
O drama é o componente principal dessa peça, que trata das relações entre o amor e a morte embaladas por algumas das melodias mais líricas da música romântica de Tchaikovsky. No palco, 30 bailarinos se dividem entre o corpo de baile e os papéis principais, que são oito, incluindo Siegfried e Odette. O Lago dos cisnes tem momentos emblemáticos na coreografia criada por Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer. Os pas-de-deux entre o príncipe e Odette são os mais esperados do balé, além dos momentos finais, quando o príncipe corta as asas do feiticeiro que transformou Odette.
No papel principal do príncipe Siegfried está Alexander Volchkov, nome importante da atual dança clássica russa. Volchkov é também o primeiro bailarino do Teatro Bolshoi de Moscou. Aos 27 anos, ele já dançou um repertório de, pelo menos, 31 balés, incluindo O lago dos cisnes. Aluno de Leonid Zhdanov — que dançou ao lado de lendas como Galina Ulanova e Alicia Alonso — na Academia de Coreografia de Moscou, uma das escolas de formação de bailarinos para o Bolshoi, Volchkov despontou em 2001, ao ganhar a Competition of Young Ballet Dancers, em Kazan. Hoje tem medalha de honra como artista da Federação Russa.
O Ballet Clássico de St. Petersburg foi fundado em 1994 e é formado por 60 bailarinos, todos egressos da Academia de Balé Vaganova. Um total de sete peças clássicas formam o repertório da companhia, incluindo as mais famosas, como Gisèle, O quebra-nozes, Dom Quixote e A bela adormecida.
O Lago dos Cisnes
Com o Ballet Clássico de St. Petersburg. Hoje, às 19h, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Ingressos na Bilheteria Digital.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br