O Fest rock Brasília é um festival de rock autoral destinado a bandas e artistas solo do Distrito Federal e do entorno. Após encerrar o chamamento público para os interessados em se apresentar no evento se inscreverem, o projeto divulga a programação completa que comporá os shows na Torre de TV nos dias 15 e 16 de junho.
As atrações serão compostas por Binarious, Brazilian blues band, Caos lúdico, Corujones, Detrito federal, Device, Haynna e os verdes, Joe silhueta, Kidsgrace, Mariana Camelo, Mitsein, MIV, Os cabeloduro, Seconds of noise, Xavosa e Wild hunt. As bandas convidadas são 5 Generais, Nata violeta, Pravda e o Brasília metal legends, que reúne músicos diversos em tributo às bandas brasilienses de heavy metal dos anos 1980 e 1990.
Foram mais de 200 inscrições, o que reafirma a força do rock como patrimônio cultural e imaterial do DF. Para promover a inclusão e a diversidade, entre as 16 bandas selecionadas, oito têm vocal feminino, sendo duas formadas exclusivamente por mulheres, seis têm pelo menos um integrante negro ou LGBTQIAP+ e quatro têm pessoas com deficiência na composição. Os grupos selecionados receberão um cachê de R$ 4,5 mil pela participação.
- ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’: relembre quais atores do elenco já morreram
- Tainá Castro, namorada de Éder Militão, exibe bumbum sarado em foto de biquíni e provoca clima quente na web
- Aprenda a interpretar as informações das etiquetas de roupa
A Kidsgrace é uma banda de hardcore brasiliense composta exclusivamente por mulheres, trans e cis. A vocalista Tuttis avalia o Fest rock como um evento necessário para dar visibilidade para os artistas undergrounds da cena da cidade. “Brasília é a capital do rock, mas não oferece muitas oportunidades para bandas que fogem do padrão. São essas bandas que, todos os fins de semana, enchem os pubs e barzinhos da cidade com a música autoral”, diz.
A vocalista observa que ainda existem olhares tortos e julgamentos para o grupo feminino, mas as vagas do projeto reservadas para minorias mostram que essa realidade está em mudança. Tuttis ressalta que as mulheres sempre estiveram na cena musical e agora estão ganhando protagonismo.
Andressa Munizo, vocalista e guitarrista do trio feminino Binarious, conta que o público pode esperar do show da banda elementos visuais, figurinos diferentes e músicas inéditas. Ela convida os brasilienses a comparecerem no festival para terem contato com bandas incríveis da cidade.
“Sinto que as mulheres dentro da cena do rock trazem novas perspectivas. Nossa mensagem está sendo ouvida, não mais apenas sendo utilizada como um produto de marketing. É uma grande inspiração ver que os tempos estão mudando, e a luta para ocupar mais espaços é constante. A inclusão feminina acaba por focar, muitas vezes, somente em mulheres brancas, então ainda existe trabalho para nos valorizar por completo”, argumenta Andressa.
Serviço
Fest rock Brasília
No sábado (15/6), das 16h às 23h, e no domingo (16/6), das 15h às 22h, na Torre de TV (Eixo monumental). Classificação indicativa livre. Entrada franca.
*Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br