Política

Cine Brasília exibe documentário sobre ativistas assassinados

A ação visa prestar homenagem à morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips

O evento começará a partir das 14h no Cine Brasília  -  (crédito: Reprodução)
O evento começará a partir das 14h no Cine Brasília - (crédito: Reprodução)

O documentário Vale dos isolados: o assassinato de Bruno e Dom será exibido nesta quarta-feira (5/6), no CIne Brasília, em memória do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, mortos em 2022. Além do longa, que será exibido às 16h30, haverá uma mesa redonda e a apresentação do Plano de Proteção do Vale do Javari, cujo objetivo é promover a proteção territorial e garantir os direitos humanos. A ação é realizada pelo Ministério dos Povos Indígenas e a entrada é gratuita. 

O duplo homicídio dos ativistas se transformou em uma luta pelos direitos dos povos indígenas e da preservação do meio ambiente. O filme documentário teve a colaboração de 16 veículos de imprensa de diferentes partes do mundo e chegou a receber o prêmio Vladimir Herzog de melhor produção jornalística em vídeo. A produção está disponível no catálago do Globo Play. 

Antes do longa, ps ministros envolvidos na ação apresentam o Plano de Proteção do Vale do Javari. Em seguida, haverá a mesa redonda “A memória do indigenismo no Vale do Javari a partir da luta dos defensores de direitos humanos, comunicadores e ambientalistas”. Por último, imagens de Bruno e Dom serão projetadas no Bloco A da Esplanada dos Ministérios, às 18h, com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e do ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida. 


 


 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 04/06/2024 17:11 / atualizado em 04/06/2024 17:12
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação