LITERATURA

Influencer convence o mundo a ler Machado de Assis: 'Nada vai se comparar a isso'

Courtney fala literatura no TikTok e atualmente realiza um desafio em que precisa ler um livro de cada país do mundo

“Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas memórias póstumas”, assim começa o livro Memórias póstumas de Bras Cubas de Machado de Assis que encantou a influenciar de literatura do TikTok Courtney Henning. Ela viralizou ao começar um projeto de ler um livro de cada país do mundo em ordem alfabética. O Reading Around the World colocou a tiktoker em contato com Brás Cubas, que Courtney adorou, o que a levou a gravar um vídeo de elogios e a publicar na rede.

O conteúdo viralizou na plataforma e colocou a tradução para o inglês da obra brasileira em segundo lugar na lista dos mais vendidos da Amazon, na categoria de ficção latino-americana e caribenha.

O realismo de Machado de Assis encantou a influenciadora que terminou um dos vídeos dizendo que gostaria de ter tido a oportunidade de ter lido ela na escola. "Superou minhas expectativas, deveria fazer parte do cânone da literatura ocidental", contou.

“Me digam, o que eu vou fazer pelo resto da minha vida depois do livro? Tenho um monte de coisa para ler ainda, mas nada vai se comparar a isso daqui”, diz Courtney Henning.

Courtney também comenta sobre os personagem Bras Cubas, emblemático que expõe vários traços de personalidade, positivas e negativas. "Faz a gente pensar em o que disso [defeitos] tem na gente".

"Provavelmente irei lê-lo mais vezes, assim como li Orgulho e preconceito, mas agora acho que esse é o meu livro favorito", comentou. "Embora eu também ache que preciso ler mais livros de Machado de Assis".

"Gostei de toda a experiência"

"São memórias, você sabe que ele está morto desde o início e ele é apenas um personagem", explicou durante o vídeo.

Os dois vídeos feitos por ela sobre Memórias Póstumas somam mais de 800 mil visualizações no Tik Tok. No X (antigo Twitter), um post com o vídeo de Courtney, compartilhado por um brasileiro, alcançou mais de 90 mil curtidas.

Nos comentários, brasileiros recomendam mais autores para a escritora, entre eles Clarice Lispector, Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, Carolina de Jesus, entre outros.

"Bravo Brasil"

A influenciadora ainda demonstrou entusiasmo em aprender português para ler Memórias Póstumas de Brás Cubas original. “Eu não consigo nem imaginar o quão bom isso é em português. Então agora, no meio do meu projeto de ler ao redor mundo, eu tenho outra tarefa que é aprender português.

Por fim, a influenciadora diz que está “indignada”, porque será impossível encontrar qualquer livro parecido no mundo.

@courtneyhenningnovak I have a hundred pages left of The Posthumous Memoirs of Bras Cubas by Machado de Assis and this is already my favorite book. End of discussion. I do not care if the last hundred pages is just the word “banana” printed 10,000 times. Best. Book. EVER. #readaroundtheworld #booktok ? original sound - Courtney Henning Novak

Mais Lidas