Nesta segunda-feira (13/5) o ativista e acadêmico Ailton Krenak será condecorado pela Embaixada na França em uma cerimônia. Krenak receberá a insígnia de Cavaleiro da ordem nacional da legião de honra, um reconhecimento do governo francês pelo importante trabalho na defesa dos povos originários.
Ele participou da fundação da Aliança dos povos da floresta, que reúne comunidades ribeirinhas e indígenas na Amazônia, e contribuiu para a criação da União das nações indígenas (UNI). Como liderança histórica do movimento, teve um papel fundamental na conquista dos Direitos indígenas na Constituinte de 1988.
O ativista possui uma vasta produção intelectual e artística também apreciada pela França. Filósofo, professor, escritor e poeta, Krenak é o primeiro indígena eleito para a Academia brasileira de letras. Seu livro Ideias para adiar o fim do mundo foi traduzido para o francês em 2020.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br