Games

Depois de fechar dois estúdios, Microsoft pode estar planejando nova onda de demissões

Segunda a Bloomberg, ma grande reestruturação vem na estrutura como funciona o lado de games da Microsoft.

Mesmo com sucesso e projetos em desenvolvimento, a Microsoft continua interessada em limpar o setor de games da empresa. -  (crédito: Reprodução/Microsoft)
Mesmo com sucesso e projetos em desenvolvimento, a Microsoft continua interessada em limpar o setor de games da empresa. - (crédito: Reprodução/Microsoft)

Após fechamento surpresa de quatro estúdios da Zenimax, dois deles muito grandes, a Tango Gameworks responsável pela duologia The Evil Within e o recente sucesso de crítica Hi-Fi Rush, além da Arkane Austin que criou Dishonored e Redfall, as demissões na divisão de games da Microsoft parece não ter terminado.

Segundo Jason Schreier, do Bloomberg, a empresa estaria tentando enxugar a divisão de jogos da Xbox, com isso a empresa estaria oferecendo diversos acordos de demissão voluntária a produtores e testadores de qualidade da ZeniMax. No texto de Schreier, ele afirma que suas fontes contactaram diversos representantes da Xbox que negam que existam mais cortes planejados. O argumento bate de frente com a informação dada pelos próprios colaboradores da marca que afirmam que existem novas demissões planejadas. 

Projetos cancelados

A Tango foi extremamente elogiada pelo desenvolvimento de Hi-Fi Rush e recebeu diversos prêmios pelo jogo, sendo um exclusivo Xbox que ganhou muita atenção, o estúdio já planejava uma sequência para a história de Chai. Jason Schreier disse que falou com pessoas que estiveram numa reunião com o chefe do Xbox Game Studios, Matt Booty, que elogiou fortemente o game, mas que não deu um motivo concreto para o encerramento das atividades da Tango Gameworks.

Enquanto a Arkane Austin, depois do fracasso comercial de Redfall, jogo de tiro multiplayer de vampiros, que acabou flopando e sendo bombardeado pela crítica, a empresa voltaria a suas origens com um jogo multiplayer focado em Dishonored. Booty disse que não teve nada haver o encerramento do estúdio com o fracasso de Redfall.

Gamepass foi o responsável?

Por fim, Jason aponta que o maior causador dessa diminuição de estúdios foi devido ao pouco crescimento de novos assinantes no serviço de streaming de jogos da Xbox, o Gamepass. A plataforma que possui um preço fixo, com catálogo de mais de 100 jogos, que não necessita de um console para ser acessado, cresceu monstruosamente entre 2019 e 2021, e parece ter estagnado desde então, assim como muito serviços de assinatura voltado para o mundo dos games, como apontou a Circana em nova pesquisa, o analista de mercado, Mat Piscatella disse que o dinheiro com assinaturas em março de 2024 foi apenas 1% maior com o gasto em relação à mesma época ao ano passado.

Este número indica que talvez o modelo atual de negócios dos serviços de assinatura não estejam sendo capaz de atrair novos usuários interessados, o que demonstra que o máximo de jogadores curiosos pelo Gamepass tenha sido atingido ou esteja muito próximo, na atual circunstância a Microsoft deve se movimentar de alguma forma para conseguir novos assinantes apesar desse “corte de despesas” com os estúdios da ZeniMax.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 09/05/2024 11:57
x