A iniciativa (In)Classificáveis, realizada com recursos do Fundo de apoio à cultura do Distrito Federal (FAC/DF), é um projeto inédito do multiartista Bruno Ferraz, que promove debates sobre diversidade, misoginia, arte, carreira, resistência e preconceito com ícones da cena brasiliense.
Em 2023, Bruno assumiu o papel de repórter para realizar oito entrevistas com diferentes personalidades de Brasília, que lançadas sempre às terças-feiras no canal (In)Classificáveis do YouTube, às 19h. Os entrevistados do primeiro episódio são o deputado distrital Fábio Félix, a drag queen Ruth Venceremos, Iago Gabriel de Melo, Joice Marques, Israel Cordova, Letícia Fialho, Jonathan Andrade e Maria Leo Araruna.
O artista se caracteriza para os vídeos como se sente bem: de salto, figurino e maquiagem. As entrevistas serão postadas nos meses de maio e junho, respectivamente meses que celebram o Dia internacional contra a homofobia e o Orgulho LGBTQIAPN+. O nome do projeto foi inspirado no sentimento do autor de não se enquadrar em nenhum padrão, por isso não pode ser classificado.
Para a realização do Webcanal, Bruno se juntou à diretora Juana Miranda, ao roteirista Kalebe Lizan e à produtora Débora Almeida. O programa visa também dar voz às pessoas de Brasília e da periferia do DF. Ao final, haverá também um Sarau virtual com performances de arte, literatura, teatro, dança e mural em espaço urbano.
A diretora Juana conta que o projeto surgiu da vontade de difundir trajetórias de sucesso que sirvam de inspiração para pessoas que não se encaixam no padrão proposto pela sociedade: “Para selecionar os entrevistados buscamos diversas linguagens artísticas para compor o quadro. Algumas pessoas podem assistir a essas lutas e não se sentirem mais sozinhas. Existe o apoio de uma comunidade.”
Os temas de cada vídeo são variados pelo fato de cada personagem atuar em áreas diferentes. “Trazemos histórias de mulheres, homens, não-binário, trans, travesti e drag queen. Temos uma diversidade de olhares, que faz com que o conteúdo seja mais rico ", diz Juana.
“A escolha do momento de lançamento foi especialmente em relação à luta contra a homofobia e o orgulho LGBT. Acho que essa luta tem que ser de todos. Eu sou uma mulher branca, cis, hetero e entendo que faz parte do meu posicionamento nos meus trabalhos estar junto nessa luta. Essa busca pela liberdade de ser quem é me inspira ", ressalta.
A diretora argumenta que, apesar do público alvo das reflexões sere a comunidade LGBTQIAPN+, todos podem se beneficiar ao conhecer novas opiniões e talvez quebrar alguns preconceitos ao ter contato com outros pontos de vista.
Confira o cronograma completo de lançamentos:
Vídeos entrevistas:
07/5 - Maria Léo Araruna
14/5 - Fábio Felix
21/5 - Iago Gabriel de Melo
28/5 - Joice Marques
04/6 - Israel Córdova - Kalash
11/6 - Letícia Fialho
18/6 - Jonathan Andrade
25/6 - Ruth Venceremos
Sarau Poético:
26/6 - Bruno Ferraz
27/6 - Maria Leo Araruna
28/6 - Israel Córdova - Kalash
29/6 - Jonathan Andrade
30/6 - Iago Gabriel de Melo
Estagiária sob supervisão de Nahima Maciel*
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br