Na tarde deste sábado (6/4), autoridades lamentaram a morte do cartunista Ziraldo Alves Pinto. Aos 91 anos, Ziraldo morreu por volta das 15h, enquanto dormia, em casa.
O presidente Lula afirmou que o país perdeu um dos maiores expoentes da cultura, da imprensa, da literatura infantil e do imaginário. "Na defesa da imaginação, de um Brasil mais justo, com democracia e liberdade de expressão. Nesse momento de imensa tristeza, me solidarizo com os familiares, amigos, parentes e fãs de Ziraldo", escreveu.
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, onde morava atualmente Ziraldo, referiu-se ao cartunista como "mineiro carioca". "Nos deixou mais um dos grandes mineiros cariocas. Obrigada por tudo Ziraldo. O Rio vai sentir muito a sua falta!", publicou em seu perfil no X (antigo Twitter).
O ministro da Educação, Camillo Santana, exaltou o legado que Ziraldo deixou à cultura brasileira. "Ele foi um dos fundadores do jornal 'O Pasquim', nos anos 60, e deixa um imenso legado à cultura brasileira, com o seu Menino Maluquinho e tantas outras criações. Sentimentos a familiares e amigos.", escreveu.
O ilustrador André Dahmer também se manifestou. "Dono de desenho monumental, foi um dos maiores artistas gráficos de todos os tempos. Descanse em paz".
Ziraldo me deu a primeira oportunidade de desenhar profissionalmente, quando foi editor do Caderno B, no extinto Jornal do Brasil. Também escreveu prefácio do meu primeiro livro. Dono de desenho monumental, foi um dos maiores artistas gráficos de todos os tempos. Descanse em paz.
— André Dahmer (@malvados) April 6, 2024
Pré-candidato a prefeito de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL-SP) afirmou que o Brasil perdeu um pouco do humor neste sábado. "Ziraldo era uma referência mundial como cartunista e um ser humano fora de série [...]. Descanse em paz, mestre!", publicou.
Maurício de Souza, desenhista, escritor e criador da Turma da Mônica, disse que perdeu mais do que um grande amigo, mas um irmão de letras, dos traços e da vida. "Ele estará sempre em meu coração. E nos corações de milhões de brasileiros maluquinhos de todas as idades, que seguirão apaixonados por sua obra. Viva, Ziraldo!", publicou.
Que tristeza! Não tenho palavras. Perdi mais que um grande amigo. Perdi um irmão. Das letras, dos traços e da vida! Mas ele estará sempre em meu coração. E nos corações de milhões de brasileiros maluquinhos de todas as idades, que seguirão apaixonados por sua obra. Viva, Ziraldo! pic.twitter.com/C3DS2jntSe
— Mauricio de Sousa (@mauriciodesousa) April 6, 2024
O presidente do Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grass, prestou solidariedade aos amigos, familiares e admiradores de Ziraldo. "Uma perda gigante para nossa cultura", considerou.
Lamento profundamente a partida do nosso mestre Ziraldo. Uma perda gigante para a nossa cultura. Toda solidariedade aos amigos, familiares e admiradores do seu legado. pic.twitter.com/joYUK56XIV
— Leandro Grass (@leandrograss) April 6, 2024
Vice-presidente do Partido Democrático Trabalhista (PSD) e ex-prefeito de Fortaleza, Ciro Gomes disse ter tido sorte de ter convivido com Ziraldo. "Quanta história, quanta luta, quantas crianças fez sonhar com o inesquecível menino maluquinho. Ziraldo, um grande brasileiro. Sua obra seguirá encantando muitas gerações".
O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) relembrou que o desenho símbolo do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) foi realizado por Ziraldo. "Na lembrança de todos, continuará o eterno menino maluquinho, cheio de humor e energia. Vai na paz, querido Ziraldo", escreveu.
Além dos férias personagens que criou, Ziraldo sempre foi um militante político da esquerda, defensor da democracia. É de sua autoria o símbolo do PSOL. Valeu, Ziraldo! pic.twitter.com/02X59RUR4s
— Chico Alencar ?? (@depchicoalencar) April 6, 2024
A senadora Leila Barros (PT-DF), conhecida como Leila do Vôlei, também prestou solidariedade aos fãs, amigos e familiares. "Seu traço singular e humor transformaram páginas em mundos vibrantes e ensinaram gerações a colorir a vida com imaginação."
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br