Um dos maiores nomes dos bastidores do cinema nos anos recentes, Christopher Nolan finalmente conseguiu sair da fila para o Oscar de Melhor direção. Responsável pelo longa de sucesso Oppenheimer, o diretor ganhou o honraria na oitava indicação da carreira, sendo a terceira na categoria de direção.
Com 13 indicações nesta premiação, Oppenheimer é o filme mais aclamado em premiações na carreira de Nolan, uma vez que, até o momento, foi o vencedor de praticamente todos os prêmios de Melhor filme, Melhor direção e Melhor elenco que disputou.
O longa é o ponto de vista do diretor sobre a história de J. Robert Oppenheimer, o responsável por chefiar o time de cientistas que criaram a primeira bomba atômica. Nolan venceu de Justine Trier, diretora de Anatomia de uma queda; Jonathan Glazer, responsável por Zona de interesse; Martin Scorsese, que competia por Assassinos da lua das flores; e Yorgos Lanthimos, de Pobres criaturas.
Apesar de ser um diretor que opta por trabalhos mais autorais durante a carreira, Nolan fez uma grande base de fãs por ter sido o diretor da trilogia dos filmes do Batman protagonizada por Christian Bale. Ele uniu público à crítica quando fez o longa A origem, vencedor de quatro Oscars técnicos em 2010. Desde então, Nolan está em busca de entrar para a lista de Melhores diretores dos prêmios da Academia, tendo sido indicado outra vez pela fita de guerra Dunkirk.