Óbito

Renato Russo: ícone do rock brasiliense completaria 64 anos nesta quarta

Mesmo após a morte do vocalista, a 'Legião urbana' continua com muitos fãs, de diferentes gerações, ao redor do país

Renato Russo foi o vocalista da famosa banda brasiliense 'Legião urbana' -  (crédito: Ricardo Junqueira)
Renato Russo foi o vocalista da famosa banda brasiliense 'Legião urbana' - (crédito: Ricardo Junqueira)

Nesta quarta-feira (27/3), o cantor e compositor Renato Russo completaria 64 anos. Ícone do rock brasileiro, o líder e vocalista da banda Legião urbana continua a agradar e influenciar as novas gerações. Desde o ingresso dos álbuns da banda nas plataformas digitais, foram registrados mais de 7,5 bilhões de plays. 

A Legião Urbana é o único grupo de rock brasileiro dos anos 1980 que emplacou mais de uma faixa no Top 200 do Spotify, com mais de 4,6 milhões de ouvintes mensais e mais de 6,1 milhões de seguidores na plataforma. No YouTube, a banda soma mais de 1 bilhão de plays. O sucesso também se repete na Apple Music, onde a Legião urbana tem 15 faixas no Top 100 da plataforma. As duas faixas mais escutadas são Será e Tempo perdido.

Nascido no Rio de Janeiro, Renato Russo começou a carreira no emergente rock de brasiliense durante a adolescência ao formar a banda Aborto elétrico. Em 1982, ele saiu do grupo e fez alguns trabalhos solos, o que gerou o apelido ‘trovador solitário’. No mesmo ano, nasceu a Legião Urbana. Em 1984, a banda já tinha contrato assinado com gravadora e estava prestes a gravar seu primeiro álbum. Aos 36 anos, Renato sai de cena ao morrer por consequências do vírus HIV e deixa uma legião de fãs desolados.

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 27/03/2024 17:46 / atualizado em 27/03/2024 17:47
x