O Prêmio Sesc de literatura chega a sua 21ª edição e os interessados poderão se inscrever de forma gratuita entre 25 de março e 22 de abril pelo site do projeto. A novidade desta edição é a inclusão da categoria Poesia, que se soma à de Romance e Conto, além da premiação em dinheiro no valor de R$30 mil.
A premiação é uma das mais importantes e consagradas do país na premiação de escritores inéditos e avalia trabalhos com qualidade literária para edição e circulação nacional. Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o prêmio impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Desde a sua criação, em 2003, quase 20 mil livros foram inscritos e 37 novos autores foram revelados. Em 2023, os vencedores foram Airton Souza e Bethânia Pires Amaro, com o romance Outono de carne estranha e a coletânea de contos O ninho, respectivamente.
As obras inscritas são analisadas por comissões julgadoras de diferentes regiões do país, compostas por renomados escritores, jornalistas e críticos literários. O processo de avaliação tem como base o anonimato tanto dos autores quanto do júri, garantindo a lisura do projeto e a liberdade de análise dos jurados, que fazem a seleção pelo mérito literário dos trabalhos, com soberania sobre a decisão final. Os vencedores terão seus livros publicados pela Editora Senac Rio, com uma tiragem inicial mínima de 2.000 exemplares.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br