Xartrux, um “gatão” de estimação de seis anos da raça maine cooin que mora no interior de São Paulo, pode tornar-se o maior do mundo. Os tutores residentes de Jaú, Márcia Oliveira e Jean Martins, aguardam a avaliação do Guinness Book. Com quase 11 kg e 1,30m, a raça é conhecida como a maior do mundo.
- Cadela americana bate recorde de língua mais comprida do mundo
- Cachorro mais velho do mundo completa 31 anos, segundo o 'Guinness World Records'
O casal protocolou em janeiro a documentação e as fotos exigidas pelo livro dos recordes. Entre o fim de abril e o início de maio, o Guinness Book realizará uma medição oficial, com a presença de um jornalista, um fotógrafo e um juiz, para assinar a declaração do tamanho do animal.
Ver essa foto no Instagram
Atualmente o maior gato de estimação vivo do mundo, também da raça maine coon, é o Barivel. Ele vive na cidade de Vigevano, na Itália e mede 1,20m. O recordista anterior foi Swetie, ele chegou a medir 1,30m, mas morreu em 2016.
Gatos gigantes
O casal mantém, desde 2013, um trabalho de criação e reprodução de gatos da raça maine coon, reconhecido por órgãos nacionais e internacionais. Os cuidados incluem alimentação balanceada, banhos a cada 15 dias e escovação duas ou três vezes na semana.
*Estagiária sob supervisão de Talita de Souza
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br