Games

Explosão, tiro, sangue: dispositivo simula cheiros em jogos de videogame

Desenvolvido pela GameScent, o aparelho usa inteligência artificial para determinar aromas que serão liberados enquanto o jogo é reproduzido

Aparelho simula diferentes tipos de aroma no local em que o jogador estiver, tudo isso enquanto a ação acontece na tela -  (crédito: Divulgação/GameScent)
Aparelho simula diferentes tipos de aroma no local em que o jogador estiver, tudo isso enquanto a ação acontece na tela - (crédito: Divulgação/GameScent)

Desenvolvedores de games tentam encontrar cada vez mais formas de imergir os jogadores dentro de seus mundos fantásticos e a mais nova invenção é da empresa de tecnologia GameScent, que desenvolveu um aparelho homônimo, que permite replicar cheiros que por ventura apareçam durante os jogos.

Compatível com consoles, computador e VR, o dispositivo é carregado com cartuchos que podem simular aromas a partir de de uma inteligência artificial que captura áudio em tempo real e determina qual o tipo de cheiro deve ser liberado em um momento correspondente no jogo.

O aparelho pode emitir até cinco tipos de cheiros distintos: explosão, tiro, floresta, tempestade, "pista de corrida", além de um extra chamado “Ar Limpo”, que elimina a fumaça e limpa o ambiente dos resquícios olfativos anteriores. Outros tipos de odor devem ser lançados em breve, entre eles o de oceano, grama recém cortada e, até, sangue. 

Em um comunicado, o presidente da GameScent, Casey Bunch falou sobre a experiência que o dispositivo pode proporcionar: “Estudos mostraram que o sentido do olfato fica gravado na memória de longo prazo com mais força do que qualquer outra coisa. Com o GameScent, esperamos elevar as experiências dos jogadores para que sejam mais emocionantes e memoráveis do que nunca.” 

O dispositivo ainda não está disponível no Brasil. 

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 28/02/2024 13:51 / atualizado em 28/02/2024 13:51
x