Games

Tinta amarela volta a ser debate no mundo dos jogos; entenda

Apelidado de "Virús da Tinta Amarela", o design visual é criticado e acabou virando piada na internet

Cloud Strife sobe uma montanha destacada pela terrível tinta amarela. -  (crédito: Reprodução/Square Enix)
Cloud Strife sobe uma montanha destacada pela terrível tinta amarela. - (crédito: Reprodução/Square Enix)

Depois de um State of Play promovido pela Sony na última quarta-feira (7/2), para se aprofundar em como será o novo Final Fantasy VII: Rebirth, o jogo recebeu uma demonstração, lançada para os ansiosos pelo retorno do RPG da Square Enix. Com a amostra do game, uma discussão voltou à tona no mundo dos games, a tinta amarela.

Usada para destacar pontos escaláveis, caixas destrutíveis ou objetos que de alguma forma o personagem principal possa interagir, a tinta amarela marca algum ponto do cenário e é usada como mecânica visual para auxiliar alguns jogadores que podem deixar passar tanto pontos de progressão, quanto lugares opcionais. E a tinta amarela parece incomodar profundamente alguns jogadores, que tem se manifestado irritados nas redes sociais.

“Opinião sobre o vírus da tinta amarela nos videogames… cresçam um cérebro P@&$a, não é tão difícil seguir um caminho”, disse um usuário.

A polêmica surgiu no remake de Resident Evil 4, que passou a destacar alguns pontos importantes com essa tinta, e, segundo manifestações da época, esse tipo de design quebrava a imersão do jogador.

O assunto voltou à tona por causa do post do chefe da New Blood, Dave Oshry que publicou em seu X (Antigo Twitter):


“O VÍRUS DA TINTA AMARELA INFECTOU FINAL FANTASY 7”, declarou Dave.

Alguns jogadores começaram a brincar com o tema acusando o “vírus da tinta amarela” de ter infectado outros jogos e até a vida real.

“O VÍRUS DA TINTA AMARELA INFECTOU STANLEY PARABLE”, brincou um.

“O VÍRUS DA TINTA AMARELA INFECTOU A VIDA REAL”, extrapolou outro.

“O VÍRUS DA TINTA AMARELA INFECTOU MARIO 64”, disse outro.

Alguns jogadores  disseram ser interessante a tinta amarela se tornar uma ferramenta com um modo que possa ligar e desligar, assim como legendas ou modo daltônico. Mas não parece que a tinta amarela vai sumir do mundo dos games, já que mais jogos vêm incorporando esse método de indicação de caminho.

Final Fantasy VII: Rebirth chega em 29 de fevereiro exclusivamente para o PlayStation 5.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 14/02/2024 09:37
x