O Oscar é tido como o ápice do reconhecimento e celebração do talento na sétima arte, elevando filmes e profissionais do cinema ao status de ícones culturais. No dia 23 de janeiro, foram anunciados os longas indicados à premiação deste ano, que acontece em 10 de março, em Los Angeles. Algumas das produções já estrearam no Brasil e estão disponíveis em diferentes plataformas de streaming. Abaixo, confira algumas delas!
1. Oppenheimer
Com 13 indicações, entre elas, de Melhor Filme, "Oppenheimer", dirigido por Christopher Nolan, é um drama histórico baseado no livro premiado "Prometeu Americano: O Triunfo e a Tragédia de J. Robert Oppenheimer", escrito por Kai Bird e Martin J. Sherwin.
O filme segue a vida do físico teórico J. Robert Oppenheimer, interpretado por Cillian Murphy, durante o Projeto Manhattan, na Segunda Guerra Mundial, em que liderou cientistas na criação das primeiras bombas atômicas. A narrativa também aborda os dilemas éticos da tragédia em Hiroshima e Nagasaki, no Japão, em 1945.
Onde assistir: YouTube, Prime Video e Apple TV.
2. Barbie
Também na categoria de Melhor Filme, o live-action da boneca mais famosa do mundo é dirigido por Greta Gerwig. O filme nos leva à Barbieland: o mundo perfeito, cor-de-rosa e mágico das Barbies. Porém, tudo muda quando a Barbie estereotipada, interpretada por Margot Robbie, entra em uma crise existencial e começa a questionar sobre a perfeição. Acompanhada de Ken, interpretado pelo ator Ryan Gosling, a boneca vai ao mundo real para tentar encontrar respostas.
Onde assistir: HBO Max, Google Play Filmes e TV, Prime Video e Apple TV.
3. A Sociedade da Neve
"A Sociedade da Neve" foi indicado à categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Baseado em eventos reais e adaptado do livro de Pablo Vierci, com o mesmo nome, o longa relata os acontecimentos de 1972, quando o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, destinado a transportar uma equipe de rugby para o Chile, se acidenta em uma geleira no coração dos Andes.
Dos 45 passageiros, apenas 29 conseguem sobreviver ao desastre. Enfrentando um dos ambientes mais inacessíveis e hostis do planeta, eles se veem obrigados a adotar medidas extremas para garantir sua sobrevivência.
Onde assistir: Netflix.
4. Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
Na categoria de Melhor Animação, o filme, com direção de Joaquim dos Santos, Kemp Powers e Justin Thompson, narra a trajetória de Miles Morales em sua nova missão como super-herói. Ele é transportado para uma aventura épica através do multiverso e se une com um time de pessoas-aranhas para salvar o mundo.
Porém, o destino dos heróis muda quando eles começam a entrar em conflito entre si sobre como lidar com uma nova ameaça. Para piorar a situação, o grupo precisa lidar com um vilão poderoso como nunca visto. Assim, Miles tem que redefinir o que é ser um super-herói para salvar as pessoas que ama.
Onde assistir: HBO Max, Google Play Filmes e TV, Prime Video e Apple TV.
5. Elementos
Também na categoria de Melhor Animação, este filme da Disney, dirigido por Peter Sohn, se passa na Cidade Elemento, em que os habitantes do fogo, água, terra e ar vivem em perfeita harmonia, mas sem se misturar. O destino de dois moradores, Faísca e Gota, se cruzam após um incidente. A partir disso, eles precisam enfrentar as diferenças para superar os desafios e salvar a loja da família de Faísca, que foi uma grande conquista de seus pais imigrantes.
Onde assistir: Disney+.
6. Assassinos da Lua das Flores
Essa produção foi indicada à categoria de Melhor Filme. Na virada do século 20, a descoberta de petróleo trouxe inesperada prosperidade à nação Osage, tornando seus habitantes repentinamente muito ricos. Contudo, a riqueza desses nativos americanos atraiu avidamente a cobiça de intrusos brancos, que exploraram, extorquiram e assassinaram para alcançar seus objetivos.
Baseado em eventos reais e narrado por meio do improvável romance entre Ernest Burkhart e Mollie Kyle, "Assassinos da Lua das Flores" é um épico do Velho Oeste, em que o amor verdadeiro se entrelaça com traições cruéis em uma história intensa e emocionante.
Onde assistir: YouTube, Google Play Filmes e TV, Prime Video e Apple TV.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br