Cinema

Iphan e UFT fazem o levantamento do acervo de Vladimir Carvalho

O Iphan e UFT marcam presença na cerimônia de iniciação nesta quarta-feira (31/01), que coincide com o aniversário de 89 anos do cineasta

Vladimir Carvalho teve a ideia do filme ao evocar a memória de menino nascido no sertão  -  (crédito: Mila Petrillo/Divulgação)
Vladimir Carvalho teve a ideia do filme ao evocar a memória de menino nascido no sertão - (crédito: Mila Petrillo/Divulgação)

Em parceria, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), iniciam o processo de levantamento do acervo do cineasta e documentarista Vladimir Carvalho. O início dos trabalhos será celebrado em cerimônia nesta quarta-feira (31/01), às 15h, no Auditório do Iphan.

Vladimir Carvalho, que completa 89 anos no mesmo dia da cerimônia, contribui há mais de 50 anos para os cinemas brasileiro e brasiliense. Ao longo dessa trajetória, ele reuniu um extenso acervo, guardado na Fundação CineMemória de Brasília, que é muito valioso para a história do cinema, para a preservação da memória da cidade e para a cultura do audiovisual.

Os técnicos da UFT, o presidente do Iphan, Leandro Grass, a secretária do audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Gonzaga, e o cineasta Vladimir Carvalho estarão presentes na cerimônia. O encontro é aberto ao público e o evento está sujeito à lotação máxima do auditório. 

Serviço

Cerimônia de lançamento da parceria entre Iphan e UFT para levantamento acervo do cineasta Vladimir Carvalho

31 de janeiro, a partir das 15h, no Auditório do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan (SEPS 702/902, Bloco B, Centro Empresarial Brasília 50, Torre Iphan - Asa Sul).



Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 29/01/2024 20:08
x