Neste fim de semana, ocorrerá a sexta edição da Conferência Distrital de Cultura na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Uma realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec-DF), o evento de dois dias promete uma programação cheia de debates e momentos voltados para deliberações acerca do futuro da cultura no DF. A conferência é aberta ao público e objetiva discutir os seis eixos do texto base do Ministério da Cultura (MinC). Além disso, a cantora e compositora Martinha do Coco, os grupos musicais Fanfarra e 7 na Roda, bem como o rapper Japão — do grupo de rap Viela 17 — estão confirmados para se apresentarem durante o evento.
Os seis eixos propostos no documento base são: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais. Para cada um dos eixos debatidos durante a conferência serão formuladas três propostas de intervenção para serem levadas à Conferência Nacional, prevista para março.
O evento vai ser presidido por representantes do poder público, entre eles o secretário de cultura e economia criativa do DF, Claudio Abrantes. Em nota, o secretário reforça a importância da conferência para dar diretrizes à pasta cultural do Distrito Federal. “É com grande satisfação que, mais uma vez, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF promove a VI Conferência Distrital de Cultura. Este encontro é importantíssimo para a construção colaborativa de políticas públicas culturais”, ressalta. Por ser um evento aberto ao público, é de suma importância que a população participe ativamente dos debates e votações previstas.
Serviço
6ª Conferência Distrital de Cultura
Amanhã (27/1) e domingo (28/1), das 8h às 19h, na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Aberto ao público (mediante credenciamento no início do evento).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br