Cinema

Terceiro filme da Turma da Mônica chega aos cinemas nesta quinta

Com a trajetória revitalizada, a Turma da Mônica chega aos cinemas em versão juvenil. Além de medos das personagens, há enfrentamento de questões pessoais

2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem
por Lara Oliveira  -  (crédito: Divulgacao)
2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem por Lara Oliveira - (crédito: Divulgacao)

Após os filmes Turma da Mônica: Laços e Turma da Mônica: Lições, e uma série retratando a infância da galera mais amada do Brasil, a Turma da Mônica volta às telonas, mas dessa vez inspirada na releitura das versões adolescentes de Mônica, Cebola, Magali, Cascão e Milena. Turma da Mônica Jovem: Reflexos do medo estreia nesta quinta-feira (18/1) nos cinemas. "Vejo que a formação de audiência para o cinema nacional tem muito a ver com identidade e algo que sempre me preocupa. Acredito que seja necessário é sempre estarmos fazendo um esforço a fim de acostumar o público infantojuvenil a ir ao cinema ver o nosso conteúdo. Começar desde cedo! Os personagens de Mauricio de Souza sempre fizeram parte do cotidiano das vidas de tantas gerações exatamente por serem simples, leves e por terem formas dignas de verem o mundo e passarem lições e conceitos muito legais para a criança e para o jovem. Portanto, criar um conteúdo como este filme que estamos lançando, que além de entreter cria reflexões no espectador, a meu ver, é muito necessário", avalia o diretor Maurício Eça, de longas como Carrossel: O filme e Carrossel 2: O sumiço de Maria Joaquina.

Com roteiro criado na parceria entre Regina Negrini e Antonio Arruda, a primeira aventura da Turma da Mônica Jovem nos cinemas mantém um espírito de amizade e promete inaugurar franquia de quatro filmes para os fãs. A versão reciclada dos personagens foi lançada em 2008 pela Mauricio de Sousa Produções, intitulada Turma da Mônica Jovem, com estilo e traços que remetem aos mangás japoneses. Na nova etapa, os amigos cresceram e têm que lidar com os diversos desafios da entrada na adolescência. "Não vejo perda alguma na essência dos personagens. Pelo contrário. O DNA dos personagens, tudo que eles viveram na clássica e principalmente a relação de amizade, de turma entre eles, está dentro de cada um dos personagens. Agora, eles estão em um momento diferente da vida deles, em um rito de passagem que é a entrada no Ensino Médio. E deixar de ser criança e crescer, viver novos desafios, mas sem deixar a criança que está dentro deles", comenta o cineasta. As aventuras tornam-se mais desafiadoras e agora envolvem adversidades que ameaçam o Bairro do Limoeiro, como novidades tecnológicas, organizações secretas e forças sobrenaturais.

"Espero que tenha alcançado um equilíbrio em tudo isso — tanto da tecnologia quanto dos momentos de mágica empregados —, mas com o lúdico ainda se fazendo bem presente. Tenho dito que após a pandemia deixamos, por exemplo, de ir aos cinemas e existem muitas idades que nunca foram ou pouco foram, pouco sentiram essa experiência.  E acredito que o que estamos lançando pode ser um empurrão para essa volta às salas de cinema, um esforço que será muito bem-vindo, pois o espetáculo de sair com os amigos ou com a  família para curtir essa experiência da sétima arte é fundamental como entretenimento e reflexão de vida", ressalta o realizador Mauricio Eça.

O longa-metragem narra a entrada dos personagens ao Ensino Médio, no qual terão de lidar com os mistérios que cercam o Bairro do Limoeiro. No primeiro dia de aula, a turma descobre que o Museu do Limoeiro será leiloado e decide se unir em uma missão para tentar salvá-lo. E, enquanto investigam o que está acontecendo, percebem que podem estar lidando com uma ameaça muito maior do que imaginam. O novo elenco inclui atores já conhecidos da televisão, como Sophia Valverde, que interpreta a proprietária do coelho azul mais famoso do mundo (Sansão). Xande Valois dá vida ao Cebola, Bianca Paiva será Magali, Théo Salomão aparece no papel de Cascão e Carol Roberto apresenta Milena. A nova aventura também reúne nomes como Mateus Solano, que interpreta Licurgo, versão do Louco na Turma da Mônica Jovem; Eliana Fonseca como a tia Nena, que também esteve nos outros live actions da turma; Carol Amaral (O coro, sucesso aqui vou eu), como Denise e Bruno Vinícius (Spider), à frente de Jerê. Há, ainda, participações de Júlia Rabello, Maria Bopp e Rodrigo Fernandes.

Mauricio de Sousa, criador dos quadrinhos homônimos, faz uma participação especial como o porteiro da Escola e brinca de ser ator pela terceira vez em um filme baseado nos seus personagens. "Acredito que o que se prega nesse universo do Mauricio de Sousa são valores muito essenciais, muito universais e que sempre contribuíram com inúmeras gerações e seguem assim nos dias de hoje. A TMJ é realmente um passo à frente, um conteúdo que agrada idades mais adolescentes do que a clássica turma e se conecta com eles em suas questões e anseios", pontua o diretor.

 


  • 2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem
por Lara Oliveira
    2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem por Lara Oliveira Foto: Divulgacao
  • 2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem
por Lara Oliveira
    2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem por Lara Oliveira Foto: Fotos: Divulgação
  • 2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem
por Lara Oliveira
    2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem por Lara Oliveira Foto: Divulgacao
  • 2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem
por Lara Oliveira
    2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem por Lara Oliveira Foto: Divulgacao
  • 2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem
por Lara Oliveira
    2024. Divirta se Mais. Curiosidades sobre Turma da Mônica Jovem por Lara Oliveira Foto: Divulgacao
  • Pôster oficial do novo filme da Turma da Mônica, inspirado na releitura das versões adolescentes dos personagens.
    Pôster oficial do novo filme da Turma da Mônica, inspirado na releitura das versões adolescentes dos personagens. Foto: Divulgação / Imagem Filmes
  • Turma da Mônica Jovem: Reflexos do medo
    Turma da Mônica Jovem: Reflexos do medo Foto: Laura Campanella
  • Maurício de Sousa e a Turma da Mônica
    Maurício de Sousa e a Turma da Mônica Foto: Reprodução/ Maurício de Sousa Produções
  • Amanda Malta, 20, estudante de Psicologia
    Amanda Malta, 20, estudante de Psicologia Foto: Amanda Malta
  • Estela Campos, 20, estudante de Engenharia da Computação
    Estela Campos, 20, estudante de Engenharia da Computação Foto: Estela Campos
  • Ariel Guerra, 23, artista visual
    Ariel Guerra, 23, artista visual Foto: Ariel Guerra
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 18/01/2024 10:21 / atualizado em 18/01/2024 10:33
x