Fotografia

Letícia Lima lança fotolivro com registros inspirados em olhar míope

Lançamento de 'Lume D'Água', de Letícia Lima, será realizado durante uma live no Instagram. Livro traz fotografias inspiradas em deficiências visuais

Letícia Lima lança 
fotolivro Lume D'água
 -  (crédito: Reprodução/Divulgação)
Letícia Lima lança fotolivro Lume D'água - (crédito: Reprodução/Divulgação)

Com imagens captadas ao longo de um ano, a obra fotográfica Lume D'água, da artista brasiliense Letícia Lima, ganha forma e data de lançamento. O livro físico reúne 37 páginas de imagens selecionadas e é o resultado de práticas abstratas que dialogam com a pintura impressionista, uma inspiração da autora. Lume D'água está disponível para ser adquirido no site e instagram da Editora Oribê. O evento de apresentação do trabalho ocorre nesta quinta-feira (11/1), às 19h, de forma digital, por meio de live no instagram da fotógrafa @lehtlima.

Os registros de Letícia Lima, em Lume D'Água, celebram como foi lidar com a miopia e o astigmatismo diagnosticados desde a infância. O enquadramento utilizado para as fotos busca captar e explorar diversos elementos, paisagens que refletem a luz e sombra que se espalham. Além da sensação de vertigem que é alcançada por meio das obras.

Fotógrafa há 16 anos, Letícia Lima conta ao Correio que a ideia do fotolivro surgiu durante uma viagem que fez para uma trilha. Em dado momento, perdeu os óculos na corredeira, que levou o acessório rio abaixo. "Ao vencer a frustração de perdê-los, comecei a fotografar meu entorno e após essa experiência voltei meu olhar e narrativa à construção imagética desse mundo subjetivo que vive em meu imaginário", afirma.

Letícia comenta o processo de curadoria das fotos e o significado que o Lume D'água tem para ela. "É um passeio pelo meu acervo pessoal, fotografias que antes eu construía para mim e as guardava em segredo serão vislumbradas por novos olhares. É como abrir o armário e reorganizar para que o novo venha. Muitas das fotografias inseridas neste livro são frutos de momentos com sentimentos intensos, mas um deles abarca o que este livro significa para mim: encanto", ressalta.

A fotógrafa destaca as expectativas para o lançamento do fotolivro. "Existe um nervosismo natural e até gostoso de poder ver esse trabalho que durante anos morou no meu HD externo, criar asas e poder encantar outras miradas por aí. Significa um passo importante para a continuação da minha jornada fotográfica, que segue em construção", enfatiza.

Letícia antecipa o que o público pode esperar ao observar a obra. "Além da sensação de vertigem, também busquei inserir imagens com movimento das ondas, água e pontilhado de luz, detalhes de textura e linhas e rastros do céu noturno. Essas imagens carregam a forma como enxergo o mundo envolto em meu imaginário", explica Letícia.

*Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco

Serviço


Lume D'água

Lançamento nesta quinta-feira (11/1), às 19h, no Instagram @lehtlima. Venda do livro físico a partir de R$ 39 pela Editora Oribê: espacodeculturaoribe.com.br ou @oribe.cultural

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 11/01/2024 10:33 / atualizado em 11/01/2024 10:37
x