O Natal já passou, mas a árvore enfeitada continua na sala das famílias que seguem a tradição religiosa. Isso porque, segundo a tradição cristã, a retirada da árvore deve acontecer em 6 de janeiro, data em que se comemora o Dia de Reis — quando os três reis-magos (Baltazar, Gaspar e Melchior) foram visitar o menino Jesus e levaram presentes (ouro, incenso e mirra), festa também conhecida como Epifania dos Senhor.
No Brasil, Portugal e Espanha, também tem gente que prefere esperar e estender a celebração do Dia de Reis até o domingo, que neste ano cairá dia 7 de janeiro.
Em outros países as datas podem variar. Nos Estados Unidos, por exemplo, a árvore e os enfeites são desfeitos já no dia seguinte ao Natal, 26 de dezembro. A tradição é conhecida por “Boxing Day”, na qual os americanos encerram as festas com a troca de presentes e a famosa liquidação no comércio.
Já no Vaticano, as decorações são guardadas após a celebração do batismo de Jesus Cristo, celebrado depois da Epifania, em 13 de janeiro.
*Estagiária sob supervisão de Lorena Pacheco
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br