ARTE

Morre Françoise Bornet, atriz famosa por foto icônica de beijo em Paris

"O beijo no Hôtel de Ville" é uma das imagens mais marcantes do século passado, feita pelo fotógrafo Robert Doisneau, da revista americana Life

Françoise Bornet protagonizou uma das fotos mais marcantes da história da fotografia -  (crédito: Reprodução/Youtube @ about photography)
Françoise Bornet protagonizou uma das fotos mais marcantes da história da fotografia - (crédito: Reprodução/Youtube @ about photography)

Morreu Françoise Bornet, a atriz que protagonizou um dos beijos mais marcantes na história, aos 93 anos, no dia de Natal (25/12), na França. A informação, porém, só foi divulgada nessa terça-feira (2/1), pelo jornal francês Le Parisien. Bornet é conhecida por estampar a imagem denominada "O beijo no Hôtel de Ville", do fotógrafo Robert Doisneau. 

A foto, tirada na primavera de 1950, mostra a atriz nos braços de seu então namorado, Jacques Carteaud. Os dois, na época da foto, ainda eram estudantes de artes. O registro de Doisneau mostrou a rotina da capital francesa no período pós-Segunda Guerra Mundial.

O fotógrafo tinha sido contratado pela revista americana Life para produzir imagens que representassem o amor em Paris. Depois de publicada, a fotografia caiu no esquecimento, mas reapareceu nos anos 1980, quando foi reproduzida em série e transformada em cartazes e postais. A imagem ficou tão famosa que chegou a ilustrar canecas, calendários e até jogos de roupa de cama.

Carreira de Bornet

Além de protagonizar a imagem que representou o amor em Paris, Françoise Bornet se formou e seguiu sua carreira no teatro. Ela atuou em peças dirigidas por François Périer e Pierre Brasseur. Ela terminou o namoro com Carteaud e acabou se casando com Alain Bornet.

A foto

A exploração comercial da foto "O beijo no Hôtel de Ville" também levou Bornet a reivindicar, em 1993, uma percentagem pela reprodução de sua imagem. A Justiça, no entanto, negou a ela a comissão que pedia, argumentando que seu rosto não era claramente reconhecível, pois estava coberto pelo rosto de Corteaux.

Em 2005, ela vendeu, em leilão, por mais de 150 mil euros, uma cópia da fotografia dada a ela por Doisneau. 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 03/01/2024 16:04
x