Ricardo Daehn
Os números
Descontada a presença das equipes dos filmes, a mostra Competitiva contabilizou 2818 ingressos vendidos e a Mostra Brasília teve 2232 entradas entregues. Ao todo, o evento teve adesão de 12 mil pessoas.
"O espaço não foi acessível, além disso, tivemos 49% dos filmes sem legenda, 100% sem uso da comunicação em Libras (língua dos sinais) e 26,5% dos títulos não contou com audiodescrição. Em termos de acessibilidade, havia promessa de aplicativo que não funcionou.
Pelo menos, 30 espectadores PcDs foram prejudicados. Houve regressão na festa"
Bia Cruz, cineasta e deficiente
"Num evento cuja organização leva entre 120 e 150 dias para a realização, nesta edição tivemos que concentrar os trabalhos em 44 dias. Avalio que a gente fez a melhor e maior entrega de todos os festivais de cinema de Brasília, como o evento merece. Houve evolução tecnológica. confesso que sentimos alguns problemas em encaixes de horário de sessão. Tivemos algumas vírgulas, mas nós entregamos grandes e maravilhosos pontos finais"
Fernando Borges, diretor geral do festival
Um ponto muito baixo
Sob a justificativa dos eventos polêmicos que cercaram o filme programado para o encerramento, Raoni — Uma amizade improvável, houve a exclusão da sessão, decidida muito em cima da hora. Sem presença do diretor belga Jean-Pierre Duttileux e do cacique Raoni, para debaterem a obra e mesmo as desavenças pessoais, quem pagou o pato foi o público.
"O grande desafio do cinema brasileiro é encontrar o público, que parece ter se desconectado de uma maneira muito forte no cinema nacional. Temos que resgatar essa conexão, talvez regionalizando o caminho da distribuição, fazer lançamentos, de praça em praça, como Carla Camurati fez com o Carlota Joaquina, na retomada"
Robledo Milani, crítico de cinema
"Achei maravilhoso e emocionante ver o longa No céu da Pátria nesse instante. Ele toca muito na gente, porque foi um fato assustador para a sociedade, mesmo a entendendo polarizada, notar o que se passou no 8 de janeiro"
Betânia Victor, realizadora
"Vi o longa sobre Hugo Rodas (Rodas de gigante), e fiquei sem palavras. Quando ele diz que ele não é brasiliense, mas candango, tive certeza disso. A jornada dele é de candango, como Vladimir Carvalho, Afonso Brazza, seu Lourival (dono da primeira banca de jornais da capital). Rodas, Nicolas Behr e o poeta Paulo Kauim são energias que me interessam, como brasiliense, numa outra geração. Rodas é um cara que veio outro país, ampliando a proposta da construção de Brasília"
Alex Vidigal, produtor de cinema
"Na mostra competitiva, não vi obras que traçassem um apontamento, e o curta é o lugar do experimento. Não vi a inquietação de alguma questão que esteja brotando, coletivamente, em torno da experiência de fazer filme e da própria experiência como como ser social. Na Mostra Brasília, o filme de Francisco Rios (Estrela da tarde), mesmo sem trazer nada de novo, em termos de linguagem, veio com ousadia especulativa, no uso cinematográfico"
William Alves, diretor e idealizador do Festival Taguatinga de Cinema
"Acho que a gente não pode só colocar essa noite como histórica, pela premiação dos artistas negros, tem que se colocar como uma noite a ser repetida. Há a questão da afirmação, mas, ao mesmo tempo, dados de normalização. Tenho a certeza de que a gente não vai parar"
Renato Novais, ator premiado por O dia que te conheci
"A escalada na noite de premiação é um espelho do que está acontecendo nas manifestações artísticas brasileiras: existe uma produção de arte negra no Brasil que, definitivamente, vem contribuindo para uma sociedade mais consciente da sua identidade. Nisso se apresenta uma produção extensa e muito consistente. Temos que repensar a nossa memória e criar outra oficialidade dela
Grace Passô, atriz premiada por O dia que te conheci
"Rodas de gigante é um filme de amor, que valoriza a arte artesanal que é o teatro e todo o potencial que ele tem de convivências profundas e relações contundentes"
Catarina Accioly, realizadora
"Não quero ir embora (de Brasília e do Festival). Quando filmamos, tendo a sacralidade do rio Ganges no quintal do set, pensei o que seria sagrado para mim?... Contar histórias"
Thales Cabral, premiado melhor ator pelo longa Ecos do silêncio (na Mostra Brasília)
Alguns brilhos
O reconhecimento do diretor GG Fákòlàdé, do curta Remendo, premiado ainda pelos críticos Abraccine, e pela atuação de Elídio Netto.
Rodas de gigante trouxe o primeiro Candango, na extensa carreira da atriz e cineasta Catarina Accioly.
O resultado da parceria entre Santiago Dellape e a diretora Edileuza Penha de Souza, com o aclamado curta Vão das almas (vencedor do prêmio de júri popular).
A consagração suprema de Antonio Pitanga, ainda que numa noite de abertura exaustiva, com homenagens demasiadamente concentradas na programação de horário que desgastou o público.
A efetiva afirmação do cinema negro no Brasil, com diversas premiações que alcançaram produções como Erguida, de Jhonnã Bao, uma "travesti retinta da periferia", como ela disse.
A vitrine para vários "cinemas possíveis", entre os quais os brotados de iniciativas como a do Vídeo nas Aldeias, que rendeu norte para o premiado longa A transformação de Canuto.
A ausência de convidados premiados, como a melhor atriz coadjuvante Valéria Silva, gari e dançarina de charme que não obteve dispensa para acompanhar o evento.
A valorização de artistas instigantes como DJ Machintal (da trilha sonora de Helena de Guaratiba) e Catapreta (premiado pelo roteiro do curta Dona Beatriz Ñsîmba Vita).
LISTA DE PRÊMIOS DO 56º FESTIVAL DE BRASÍLIA
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL LONGAS | Troféu Candango
Longas-metragens
Melhor LONGA-METRAGEM Júri Oficial
MAIS UM DIA, ZONA NORTE, de Allan Ribeiro
Melhor LONGA-METRAGEM Júri Popular
CARTÓRIO DAS ALMAS, de Leo Bello
Melhor DIREÇÃO
ARIEL KUARAY ORTEGA E ERNESTO DE CARVALHO, por A Transformação de Canuto
Melhor ATOR
RENATO NOVAIS, por O Dia Que Te Conheci
Melhor ATRIZ
GRACE PASSÔ, por O Dia Que Te Conheci
Melhor ATOR COADJUVANTE
VICTOR VEIGA, por Mais Um Dia, Zona Norte
Melhor ATRIZ COADJUVANTE
VALERIA SILVA, por Mais Um Dia, Zona Norte
Melhor ROTEIRO
ANDRÉ NOVAIS OLIVEIRA, por O Dia Que Te Conheci
Melhor FOTOGRAFIA
CAMILA FREITAS, por A Transformação de Canuto
Melhor DIREÇÃO DE ARTE
MAÍRA CARVALHO, por Cartório das Almas
Melhor TRILHA SONORA
ALLAN RIBEIRO E TIBOR FITTEL, por Mais Um Dia, Zona Norte
Melhor EDIÇÃO DE SOM
OLIVIA HERNANDEZ, por Cartório das Almas
Melhor MONTAGEM
RENATA BALDI E SANDRA KOGUT, por No Céu da Pátria Nesse Instante
Melhor ROTEIRO DE TEMÁTICA AFIRMATIVA
ARIEL KUARAY E ERNESTO DE CARVALHO, por A Transformação de Canuto
PRÊMIO ESPECIAL DO JÚRI
NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE, de Sandra Kogut
MENÇÃO HONROSA
SILVIO FERNANDES Mais Um Dia, Zona Norte
MOSTRA COMPETITIVA NACIONAL CURTAS | Troféu Candango
Melhor CURTA-METRAGEM Júri Oficial
PASTRANA, de Gabriel Motta e Melissa Brogni
Melhor CURTA-METRAGEM Júri Popular
VÃO DE ALMAS, de Edileusa Penha e Santiago Dellape
Melhor DIREÇÃO
GG FÁKÒLÀDÉ, por Remendo
Melhor ATOR
ELÍDIO NETTO, por Remendo
Melhor ATRIZ
JHONNÃ BAO, por Erguida
Melhor ROTEIRO
CATAPRETA, por Dona Beatriz Ñsîmba Vita
Melhor FOTOGRAFIA
PEDRO RODRIGUES, por Helena de Guaratiba
Melhor DIREÇÃO DE ARTE
CARMEN SAN THIAGO, por Cáustico
Melhor TRILHA SONORA
DJ MACHINTAL, por Helena de Guaratiba
Melhor EDIÇÃO DE SOM
DAVID NEVES, por Axé Meu Amor
Melhor MONTAGEM
BRUNO CARBONI, por Pastrana
Melhor ROTEIRO DE TEMÁTICA AFIRMATIVA
JHONNÃ BAO, por Erguida
MENÇÃO HONROSA
CIDADE BY MOTOBOY, de Mariana Vita
VÃO DAS ALMAS, de Edileuza Penha de Souza e Santiago Dellape
MOSTRA BRASÍLIA | 25º Troféu Câmara Legislativa
Melhor LONGA-METRAGEM Júri Oficial
RODAS DE GIGANTE, de Catarina Accioly
Melhor CURTA-METRAGEM Júri Oficial
INSTANTE, de Paola Veiga
Melhor LONGA-METRAGEM Júri Popular
NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS, de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel
Melhor CURTA-METRAGEM Júri Popular
NADA SE PERDE, de Renan Montenegro
Melhor DIREÇÃO
CATARINA ACCIOLY, por Rodas de Gigante
Melhor ATOR
THALLES CABRAL, por Ecos do Silêncio
Melhor ATRIZ
ROBERTA RANGEL, por Instante
Melhor ROTEIRO
ROBERTA RANGEL, PAOLA VEIGA e EMANUEL LAVOR, por Instante
Melhor FOTOGRAFIA
KRISHNA SCHMIDT E ANDRÉ CARVALHEIRA, por Ecos do Silêncio
Melhor DIREÇÃO DE ARTE
JOÃO CAPOULADE, JULIET JONES E SARAH GUEDES, por O Sonho de Clarice
Melhor TRILHA SONORA
CESAR LIGNELLI, por O Sonho de Clarice
Melhor EDIÇÃO DE SOM
FERNANDO VIEIRA E FRANCISCO VASCONCELOS, por O Sonho de Clarice
Melhor MONTAGEM
SÉRGIO AZEVEDO, por Rodas de Gigante
Menção Honrosa do Júri
ESTRELA DA TARDE, de Francisco Rio
NADA SE PERDE, de Renan Montenegro
NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS, de Marcos Nepomuceno e Pedro Charbel
PRÊMIOS ESPECIAIS
Prêmio Zózimo Bulbul
entregue pela Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) e pelo Centro Afrocarioca de Cinema para os filmes que têm o corpo negro na frente e por trás das câmaras e pela inovação estética e narrativa na abordagem de subjetividades negras
Melhor curta-metragem: ERGUIDA, de Jhonnã Bao
Melhor longa-metragem: O DIA QUE TE CONHECI,de André Novais
Menção Honrosa: A CHUVA DO CAJU, de Alan Scharvsberg
Prêmio Abraccine
entregue pelo Júri da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine)
Melhor longa-metragem: MAIS UM DIA, ZONA NORTE, de Allan Ribeiro
Melhor curta-metragem: REMENDO, de GG Fák?`làdé
Troféu Saruê
Entregue pela equipe do Correio Braziliense para o melhor momento, filme ou personalidade no Festival de Brasília
RODAS DE GIGANTE, de Catarina Accioly
Sob a justificativa:
"Antes de um luto coletivo, que envolveu gerações de admiradores e artistas, sob intensa intimidade e confiança, um mestre entregou o legado de aprendizados e ensinamentos ao longo de quatro anos para que refletissem no cinema. Sem registros dolorosos, ele se despediu nas telas da cidade em que mais amou e foi amado. Na roda de afetos, pelo esforço de uma artista, o horizonte é de perpetuação para a arte de Hugo Rodas. Gostaríamos de chamar ao palco a diretora de Rodas de Gigante, Catarina Accioly, para que receba seu prêmio"
Prêmio Canal Brasil
entregue pela emissora para o melhor curta-metragem, que passará a integrar a grade de programação do canal
PASTRANA, de Gabriel Motta e Melissa Brogni
Prêmio Like
prêmio em dinheiro, com apoio de mídia e publicidade em veiculação entregue pela emissora ao filme reconhecido como melhor longa-metragem pelo Júri Oficial
MAIS UM DIA, ZONA NORTE, de Allan Ribeiro