LITERATURA

Escritora cria perfis falsos e faz avaliações negativas de concorrentes

Cait Corrain alegou que sua atitude foi influenciada por uma luta contra depressão severa, alcoolismo e abuso de substâncias

Autora norte-americana de um livro de ficção científica, Cait Corrain causou polêmica ao criar perfis falsos em um site e fazer avaliações negativas de obras de autores concorrentes. O caso veio à tona quando leitores do site Goodreads descobriram que Cait estava se passando por outras pessoas para bombar a avaliação de seu próprio livro e criticar trabalhos de estreantes. Ela é autora de Crown of Starlight (Coroa da Luz das Estrelas, em tradução livre), a ser lançado em maio de 2024.

A revelação ocorreu por meio de uma carta publicada por Cait em seu perfil no X, também conhecido como Twitter, em que ela admitiu ter criado oito perfis falsos entre 2022 e novembro de 2023. Além disso, a autora confessou ter deixado comentários maldosos e abusivos.

No entanto, Cait alegou que sua atitude foi influenciada por uma luta contra depressão severa, alcoolismo e abuso de substâncias. Ela afirmou ter tido um colapso mental ao trocar de medicamentos. Após a repercussão negativa do caso, a editora Del Rey, responsável pela publicação do livro de Cait, decidiu cancelar o lançamento originalmente previsto para maio de 2024.

A agente literária da autora, Rebecca Podos, também rompeu sua parceria com Cait após o incidente. Apesar disso, a autora assumiu a responsabilidade pelos danos causados e pediu desculpas pela dor e sofrimento que suas ações provocaram.

A criação dos perfis falsos e as avaliações negativas chamaram a atenção dos leitores do Goodreads, que perceberam as críticas extremamente negativas de obras ainda não lançadas com temáticas similares ao livro de Cait. Ao ser confrontada, a autora não negou o ocorrido.

Mais Lidas