ESTREIA

Dennis Stratton continua turnê pelo Brasil e toca na Toinha nesta quarta

Guitarrista original da banda inglesa Iron Maiden está em turnê pelo Brasil pela primeira vez na carreira. Ingressos ainda estão disponíveis no site da casa noturna

Dennis Stratton irá tocar o primeiro álbum do Iron Maiden em sua primeira turnê pelo Brasil. -  (crédito: Jeff Sehier)
Dennis Stratton irá tocar o primeiro álbum do Iron Maiden em sua primeira turnê pelo Brasil. - (crédito: Jeff Sehier)
postado em 05/12/2023 14:10

Nome reconhecido do heavy metal e do mundo das guitarras, Dennis Stratton está, pela primeira vez, em solo brasileiro. O guitarrista original do Iron Maiden está em turnê pelo Brasil desde 1º de dezembro, quando estreou em Florianópolis. Nesta quarta-feira (6/12), é a vez de Stratton tocar em Brasília, na casa noturna Toinha Brasil show, no Guará. Os ingressos estão disponíveis no site do local, e custam a partir de R$ 80 (inteira).

O Brasil ama Iron Maiden. Não à toa, o país está no top 10 lugares com mais shows da banda inglesa, e São Paulo sozinha é a cidade que mais ouve o som do grupo no mundo. “Quando eu me juntei à banda foi durante a época do primeiro álbum, então era tudo bem novo”, conta Dennis Stratton. “Como todo mundo sabe, a banda não tinha um baterista, então eu levei Clive [Burr] comigo para os ensaios. Steve [Harris] e Dave [Murray] tinham me visto tocar em outra banda antes do Maiden, que era a Remus Down Boulevard.”

Então, para o guitarrista, “era tudo novo”. “Eu e o Clive estávamos aprendendo a cantar muitas músicas que a banda tinha tocado em clubes e bares quando eles começaram a ganhar notoriedade, viajando pelo Reino Unido e Europa”, relembra Stratton. Segundo ele, “o legal era aprender as músicas antigas que já tinham sido escritas, e trabalhá-las”.

“Quando o Clive entrou, isso fez as canções ficarem mais refrescantes. Não era como aprender um set antigo, novas ideias surgiram e você poderia contribuir para as canções”, afirma Stratton. Todo esse processo culminou no primeiro álbum do Iron Maiden, homônimo, lançado em 1980, que, dentre outros sucessos, inclui Phantom of the Opera. Dennis Stratton gravou algumas músicas do próximo disco, Killers, mas no momento em que foi lançado, o guitarrista havia sido demitido.

No entanto, não há mágoas, tanto que para a inédita turnê no Brasil, Stratton irá tocar o primeiro álbum da banda inglesa e as músicas que gravou do Killers. Assim como o guitarrista faz em países da Europa onde toca, a banda de apoio será formada por artistas locais. No Brasil, Leandro Caçoilo, atual vocalista das bandas Viper e Caravellus; os irmãos Lennon Harris e Lely Murray, que já fizeram tours pelo Brasil com Paul Di’anno; Ricardo Lima, das bandas Tosco, Scars e Tailgunners; e Piggy, na bateria, tocam com Stratton.

“Os cinco caras da banda já são músicos bem estabelecidos no Brasil e são uma fantástica banda de Iron Maiden”, afirma Dennis. “Eu não espero nada menos, para ser sincero. Eles são um ótimo grupo de músicos, e isso me faz trabalhar mais fácil, porque eles conhecem todas as músicas e isso me ajuda a fazer o show.” Stratton promete ainda que a banda fará um aquecimento especial com músicas nunca tocadas ao vivo pelo Iron Maiden.

Apesar do grande reconhecimento por ter feito parte do início dos gigantes do heavy metal, Dennis Stratton dedicou grande parte da sua carreira para a banda Lionheart, formada no final de 1980. E, para quem é fã da banda, vem música nova por aí. “O novo álbum do Lionheart está pronto, masterizado. E ele vai sair no Metalville Records, no dia 23 de fevereiro”, promete Stratton.

Serviço


Dennis Stratton no Toinha Brasil show
Quarta-feira (6/12), às 20h30 (abertura às 19h) no Toinha Brasil show (SOF Sul). Ingressos a partir de R$ 80 (inteira) no site www.toinhabrasilshow.com.

*Estagiário sob supervisão de Nahima Maciel

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->