MÚSICA

Unicamp aprova título de honoris causa aos integrantes do Racionais Mc’s

O título é honraria máxima dada pela universidade que reconhece os músicos como intelectuais públicos

O Conselho Universitário (Consu) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprovou, nesta quarta-feira (28/11), a outorga do título de 'doutor honoris causa' aos músicos do Racionais MCs.

A concessão era uma das reivindicações propostas na "Carta Antirracista" elaborada em 2022 por estudantes e professores da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro".

De acordo com a universidade, Mano Brown (Pedro Paulo Soares Pereira) e Ice Blue (Paulo Eduardo Salvador), e os bboys Edi Rock (Edivaldo Pereira Alves) e KL Jay (Kléber Geraldo Lelis Simões) foram reconhecidos como "intelectuais públicos que dialogam com o pensamento social brasileiro".

O título de "doutor honoris causa" é o título máximo dado pela universidade. Ao todo, 31 personalidades já receberam a honraria, entre elas, o poeta Mário Quintana, o economista Celso Furtado e o arquiteto Oscar Niemeyer.

A obra dos Racionais MC’s faz parte do cotidiano da Unicamp desde 2018, quando as letras do álbum Sobrevivendo ao Inferno tornaram-se leitura obrigatória do vestibular. Foi a primeira vez que um disco de música entrou na lista de obras da prova.

Em 2022, o grupo veio à Universidade para uma aula aberta, como parte da conclusão da disciplina "Tópicos Especiais em Antropologia IV: Racionais MC’s no Pensamento Social Brasileiro"

O Consu também destacou que o grupo apresenta uma reflexão responsável por trazer à tona uma multidão de excluídos, agora reconhecida pela Universidade.

 

Mais Lidas