Pela primeira vez na história, o Palácio das artes recebeu o show de um artista gospel. No dia 20 de outubro, Eli Soares disponibilizou nas plataformas de streams o mais novo álbum Vida, gravado em maio deste ano no icônico palco, em Belo Horizonte. O disco traz as participações dos cantores Ed Motta, Alexandre Pires, Mumuzinho, o rapper Felipe Vilela e de Késia Soares, esposa do cantor.
Álbum completo de Eli Soares
O projeto Vida agrega músicas inéditas e sucessos consagrados dos 12 anos de carreira do cantor, como Me ajude a melhorar, Aonde está Deus?, Promessa e Veraneio. Já em 22 de setembro, Eli fez a estreia do single O melhor pra mim, em parceria com o cantor, compositor e produtor Ed Motta, que ganhou um vídeo do encontro dos dois cantores e já conta com 1 milhão de visualizações.
O Palácio das Artes já foi palco de grandes apresentações musicais e cênicas, como shows de Astor Piazzola, B.B. King, Charles Aznavour, Mercedes Sosa, Miles Davis, Stanley Jordan, Montserrat Caballé, Cartola, Elis Regina, Caetano Veloso, Chico Buarque, João Gilberto, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Nana Caymmi, Nara Leão, Tom Jobim, dentre outros. Entretanto, pela primeira vez o icônico teatro recebe um show de um artista gospel.
Os números de Eli Soares demonstram relevância de um dos maiores nomes da música gospel no Brasil da atualidade. O cantor soma mais de 1,5 milhão de ouvintes mensais no Spotify e supera a marca de 500 milhões de acessos no canal oficial no YouTube, onde ele tem mais de 1,41 milhão de inscritos. A canção Me ajude a melhorar, uma das mais conhecidas do artista, conta com 135 milhões de views.
Recém-indicado ao Grammy Latino pela sexta vez consecutiva, na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa, Eli Soares venceu neste ano com o projeto Nós. O artista conquistou em 2022 o prêmio na mesma categoria pelo disco Laboratório do Groove, o oitavo da discografia. O cantor foi anteriormente indicado na categoria, pelos álbuns Memórias (2017), 360 Graus (2019), Memórias 2 (2020) e Eli Soares 10 Anos (2021).
Entrevista // Eli Soares
Como estão as expectativas para este lançamento? O que representa pra você esse álbum?
Esse lançamento é o projeto da minha vida! Eu criei todas as expectativas possíveis e tenho sido surpreendido a cada lançamento de clipe e single.
Como surgiu a ideia de realizar esse projeto com artistas de diversos gêneros?
Na verdade, eu me sinto privilegiado. Pois ter a oportunidade de cantar com grandes artistas, levar o amor de Deus é algo surreal. Todos que fizeram participação fazem parte da minha história. Ter a honra de cantar com o Ed por exemplo, que sempre foi uma regência musical para mim não tem explicação.
Como a música pode ajudar a criar pontes nesse país tão fragmentado?
A música é um instrumento, eu respiro música e ela tem o poder de gerar vida! Através dela Deus age e transforma quem está ali do outro lado ouvindo. As canções do Vida levam esperança e alegria. Espero participar de momentos importantes na vida de cada um que ouvi-las.
Por que ainda é tão importante falar de amor, de fé, de Deus e de perdão em um momento que parece estar fora de moda?
Esses pontos são elos que nos unem como seres humanos. Levar uma mensagem de esperança para dias tão frios, é nosso maior e melhor desafio!
Você pretende colocar Brasília como um dos destinos da turnê deste álbum? Qual a sua relação com a capital?
Pretendo sim e amo Brasília. Em breve teremos Vida em Brasilia.
*Estagiário sob supervisão de José Carlos Vieira