Nos dias 13 e 14 de dezembro, o Museu Nacional da República, localizado em Brasília, se torna palco de grande evento da cultura indígena. Com entrada gratuita e classificação indicativa livre, o Festival Brasil É Terra Indígena promete muita música, experiências e debates. No local ainda terá uma feira de arte dos povos indígenas e um talk show.
O evento contará com diversos músicos brasileiros, a maioria deles indígenas, que farão shows durante todo o festival cultural. Grandes nomes da música contemporânea dos povos originários compõem a lineup do final de semana. Djuena Tikuna, Kaê Guajajara, Suraras do Tapajós e Briza Flow são alguns desses artistas que se apresentarão no museu da capital brasileira.
Com apoio do Ministério dos Povos Indígenas e do Ministério da Cultura, a organização do evento tem como objetivo dar palco para vários talentos da cultura indígena. Em material de divulgação, a coordenadora do festival, Priscila Tapajowaram, ressalta um pouco esse aspecto: “Queremos dar espaço a quem já tem estrada e a quem está começando. Para promover um grande intercâmbio e fortalecer o teor político do festival, convidamos artistas não-indígenas consagrados na indústria musical que sejam aliados da nossa causa”.
Promover debates entre diferentes grupos a respeito da atualidade política e social do Brasil, também é uma das pautas. Realizado no Espaço Tecnologia e Ancestralidade, o bate-papo será composto: pela Mídia Indígena, a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Coordenação de Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Grande Assembleia dos Povos Guarani e Kaiowá (Aty Guasu), Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sul (Arpinsul), Articulação dos Povos Indígenas da Região Sudeste (Arpinsudeste) e Comissão Guarani Yvyrupa e o Conselho do Povo Terena. Nessa área também será apresentado o talk show Comunicação Indígena e Suas Narrativas.
Serviço
Festival Brasil É Terra Indígena
Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2). Dias 13 e 14 de dezembro, das 9h às 20h e o Espaço Tecnologia e Ancestralidade a partir das 10h. Entrada: Gratuita. Classificação livre.