MODELO

Luana Andrade fez lipoaspiração no joelho por sentir dores, diz família

Luana morreu na última terça, vítima de embolia pulmonar, após a lipo. A família alega falta de comunicação com médicos durante a cirurgia

A família da modelo e empresária Luana Andrade, que morreu na terça-feira (7/11) vítima de complicações provocadas por uma cirurgia de lipoaspiração do joelho, negou que o procedimento médico teria sido motivado apenas por questões estéticas. 

Em entrevista ao programa Fantástico, da TV Globo, a mãe da influenciadora, Luciana Andrade, e o então namorado, João Haddad, disseram que a modelo sentia dores no joelho desde a adolescência e que, por causa disso, perdeu trabalhos. Esse incômodo, relatado pela família da influenciadora, é diagnosticado como lipedema — uma inflamação no tecido adiposo. A cirurgia foi vista como uma forma de acabar de vez com o incômodo.  

De acordo com os familiares, a influenciadora fez todos os exames, que demonstraram aptidão para o procedimento, e escolheu tanto um profissional quanto um hospital de excelência. A mãe dela diz que ninguém "faz ideia do quanto ela era cuidadosa".

No dia da cirurgia, os parentes de Luana Andrade contam que sabiam que algo estava errado quando não receberam atualização do estado de saúde de Luana ao longo da cirurgia. 

"Geralmente no meio da cirurgia eles mandam: ‘ó, tá acontecendo tudo bem’. Mais ou menos aí umas duas horas de cirurgia, falei: 'Tia, vamos lá em cima comigo para gente poder saber as notícias da Lu'. E aí quando a gente subiu no andar, eu já comecei a sentir um clima um pouco estranho das pessoas”, afirmou.

Quanto à falta de informação, a mãe de Luana Andrade, Luciana, revelou ter ficado nervosa. "Deu uma coisa em mim”, falou Luciana, na entrevista. 

Procedimento médico

Luana passava por uma cirurgia de lipospiração de gordura localizada no joelho.  O temor da família, relatado na entrevista, de fato se confirmou. A modelo, durante o procedimento médico realizado no hospital São Luiz Itaim, em São Paulo, teve paradas cardíacas, não resistiu e morreu na unidade de terapia intensiva do local.

A cirurgia de Luana começou pelo abdômen. Depois, partiu para os membros inferiores. Foi neste momento da intervenção médica que Luana teve a primeira parada cardíaca. O hospital realizou esforços, contou com reforço da equipe médica da instituição. 

"A cirurgia foi interrompida e a paciente, submetida a exames que constataram quadro de trombose maciça. Foi transferida para a UTI onde foi submetida a tratamento medicamentoso e hemodinâmico. Mesmo com todos os esforços da equipe do hospital, ela evoluiu desfavoravelmente", diz a nota do hospital São Luiz Itaim, sobre o caso.

Quem era Luana Andrade

Modelo, empresária e ex-participante do reallity show do Power Couple, da TV Record, com seu namorado, João Hadad, Luana Andrade nasceu em São Paulo e tinha 29 anos de idade. Ela era formada em publicidade e propaganda. 

Horas após o anúncio da morte da modelo, o então namorado da mulher publicou um texto no Instagram. "Estou dilacerado e vivendo o meu maior pesadelo. Uma parte de mim foi embora. É com imenso pesar e, muita dor no coração, que eu me despeço da minha Luana, da minha princesa, da minha linda", escreveu.

"Foram dois anos ao seu lado e eu não tenho palavras para expressar o quanto eu fui feliz. Construímos uma história linda e vivemos nossos sonhos intensamente. Além de namorada, você é e sempre será uma parceira para além da vida, meu amor. Hoje, está difícil entender os planos de Deus, e não sei quando e se algum dia irei processar a falta que você fará na minha vida e na vida de uma legião de pessoas que amavam a sua presença."

"Você é a minha luz, princesa. Peço que continue olhando por mim e por todos nós aí de cima. Sempre te amarei, daqui até a eternidade! Obrigado por tanto, você seguirá comigo até depois do fim. Eu te amo, eu te amo, eu te amo", completou.

Luto e solidariedade

Médico responsável pela cirurgia de Luana Andrade, Luiz Henrique Benetti Favali enviou uma nota à imprensa que esclarece que ela não resistiu às paradas cardíacas que teve durante o procedimento, "mesmo com todos os esforços empregados" pela equipe médica.

"Toda a nossa equipe está em luto e as atividades clínicas e cirúrgicas foram temporariamente interrompidas para permitir que nossos membros processem esta triste notícia e prestem homenagens à ela", escreveu.

Confira a nota na íntegra:

"Lamentamos profundamente o falecimento de nossa paciente Luana Andrade, uma pessoa de trajetória notável e cuja história tocou muitos corações.

Luana nos procurou para realização de procedimento estético em cirurgia plástica. A cirurgia foi realizada em hospital de referência, com equipe capacitada.

Infelizmente, como é de conhecimento público, Luana sofreu quatro paradas cardíacas, resultantes de uma embolia pulmonar maciça, e não resistiu, mesmo com todos os esforços empregados.

Luana era uma pessoa muito querida por nós. Toda a nossa equipe está em luto e as atividades clínicas e cirúrgicas foram temporariamente interrompidas para permitir que nossos membros processem esta triste notícia e prestem homenagens à ela.

Reiteramos, mais uma vez, nossa solidariedade com a família de Luana e seguimos em contato para todo o suporte que for necessário."

 

Mais Lidas