O choro corre nas veias da família do saudoso Seu Américo. Pai dos músicos brasilienses Hamilton de Holanda e Fernando César, ele aguçou a curiosidade dos filhos sobre o estilo, algo que foi transmitido aos netos Gabriel e Bento. Dando continuidade a esse legado, Fernando César e Bento Tibúrcio, pai e filho, apresentam nesta quinta-feira (9/11) no Teatro da Caixa Cultural um repertório com grandes sucessos de Chico Buarque, Arlindo Cruz e Tom Jobim. O show Louco por música conta com a participação da percussionista Larissa Umaytá e terá apresentação única, às 20h.
Foi em um dos períodos mais difíceis da humanidade, a pandemia, que o interesse e o repertório de Bento Tibúrcio começou a ser desenvolvido, relembra o pai do jovem de 16 anos. "A música foi um grande amparo para nós em casa, então tínhamos bastante tempo para estarmos juntos e tocando. No começo, o Bento estava bem desligado do choro, mas acabou focando e começou a pesquisar muita coisa também", conta Fernando César. "Acho que ele percebeu que a oportunidade que tinha de tocar com alguém no meio da pandemia era comigo. Então ele começou a tirar um bocado de choro e fez um repertório imenso nesse período."
Durante esse tempo, Tibúrcio fez mais de 100 aulas on-line, de acordo com Fernando. Os encontros a distância eram acompanhados pelo primo Gabriel, filho do bandolinista multi premiado Hamilton de Holanda, e do próprio pai e tio. "Isso foi muito bom também para fortalecer o laço de amizade entre eles, e musicalmente foi muito enriquecedor", afirma César.
O violonista Fernando César é filho de uma geração de chorões que chegou a Brasília ainda no período da construção da cidade. Formou com o irmão Hamilton o duo Dois de Ouro, no qual alcançou sucesso capaz de possibilitar show em países como França, Áustria, Turquia e África do Sul. Fernando acompanhou diversos instrumentistas e cantores, como Sivuca, Paulo Moura, Beth Carvalho e Paulinho da Viola. O artista também é professor e vem, ao longo de mais de 20 anos de docência, ajudando a formar algumas gerações de músicos em Brasília.
O show desta quinta-feira (9/11) na Caixa Cultural não será a primeira apresentação de Fernando César e Bento Tibúrcio juntos. Pai e filho já fizeram alguns projetos, tocando em escolas e em conservatórios de música. "Estar com ele no palco é uma coisa maravilhosa. É reviver o que o meu pai viveu comigo e com o meu irmão."
Serviço
Louco por Música: Fernando César e Bento Tibúrcio
Hoje, às 20h no Teatro da Caixa Cultural (SBS Quadra 4). Ingressos a partir de R$ 15 na bilheteria da Caixa Cultural e no site Bilheteria Cultural. Classificação indicativa livre.
*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel