MÚSICA

Xande celebra boa fase e se consolida como um dos maiores sambistas do Brasil

Xande se consagrou na música brasileira como um dos grandes nomes do pagode dos anos 1990 se segue com grandes conquistas até hoje

Xande de Pilares vence a categoria de álbum do ano nos Prêmios Multishow 2023 -  (crédito: JB Assessoria/Divulgação)
Xande de Pilares vence a categoria de álbum do ano nos Prêmios Multishow 2023 - (crédito: JB Assessoria/Divulgação)
postado em 18/11/2023 03:55

Às vezes, a felicidade parece demorar a chegar, porém, ele decidiu jamais deixar de sonhar. Guerreiro, não fugiu da luta e não correu, afinal, ninguém pode atrasar quem nasceu para vencer. Neste embalo, Xande de Pilares venceu, venceu e venceu. Considerado um dos sambistas mais importantes do país, o artista foi premiado em três categorias do Prêmio Multishow 2023 e acreditou que um novo dia iria raiar. Mais uma vez, viu a hora dele chegar.

Após concorrer com nomes como Elza Soares, Jão, Luísa Sonza e IZA na disputa pelo Álbum do Ano, o cantor Xande de Pilares levou a melhor numa das mais importantes categorias da 30ª edição Prêmio Multishow. No último dia 7, a Academia decidiu escolher, em 2023, o projeto Xande Canta Caetano, como o próprio nome destaca, disco que traz regravações das canções do ícone da Música Popular Brasileira, que também estava presente na cerimônia.

O projeto é composto por 10 canções escritas por Caetano e traz arranjos de produção musical do percussionista Pretinho da Serrinha. O disco é marcado pelo banho de brasilidade com refinados toques latino-americanos e ancestrais. Apesar da base ser o samba, Xande de Pilares não se limita, pelo contrário, ele amplia e leva as novas possibilidades às canções de Veloso.

Xande se consagrou na música brasileira como um dos grandes nomes do pagode dos anos 1990. O artista participou do Grupo Revelação, porém, em 2014, decidiu seguir carreira solo. Com o álbum Xande Canta Caetano, o músico mais uma vez apresenta uma grande capacidade de interpretação e qualidade vocal que sempre se destacou, além de receber elogios e críticas positivas no âmbito musical.

Nascido e criado no Morro da Chacrinha, Zona Norte do Rio, o filho de Dona Maura e Seu Custódio, hoje com 51 anos, aprendeu a tocar violão com o tio Mauro Roberto e com a ajuda das revistas vendidas nas bancas. As influências musicais de Xande chegavam por meio dos discos que ganhava no Natal. Entre os LPs mais marcantes, álbuns de Roberto Carlos, Martinho da Vila, Elza Soares, Jorginho do Império, Benito de Paula, Bezerra da Silva, Clara Nunes, Cartola, Nelson Cavaquinho e sucessos da música internacional como Jackson Five, James Brown, Ray Charles e AC/DC.

Após se alimentar com tamanho banquete musical, Xande ajuda a fundar o Revelação, em 1992, porém, somente em 1999 o grupo lançou o primeiro disco. Foram ao todo nove álbuns, quatro DVDs e mais de dois milhões de discos vendidos. Entre os grandes sucessos estão Velocidade da luz, Tá escrito, Coração radiante, Grades do coração e Deixa acontecer, sambas que até hoje são figurinhas carimbadas no repertório do artista.

O cantor e compositor tem canções gravadas por Caetano Veloso, Zeca Pagodinho, Maria Rita, Diogo Nogueira, Leci Brandão, Zélia Duncan e à madrinha Beth Carvalho, que deu voz ao sucesso Samba de Arerê, composição de Xande e Arlindo Cruz, presente em todos os shows de Xande.

Em 2019, o sucesso do cantor ultrapassou os horizontes das terras tupiniquins, pois Xande fez duas turnês europeias, as primeiras da carreira solo, com shows pela Suíça, Itália, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Portugal, França e Espanha. No mesmo ano, o sambista, noveleiro declarado, celebrou a escolha da música Tá escrito para abertura da dramaturgia A Dona do Pedaço, da Rede Globo, dirigida por Amora Mautner e criada por Walcyr Carrasco.
Ao Correio, Xande de Pilares conta o quanto ficou emocionado e orgulhoso após receber as premiações. “Fiquei muito feliz e nervoso com tudo isso porque era o Caetano perto de mim ali no palco. Imagina você entrar numa sala de aula, estudar para chegar no objetivo e do nada você dá de cara com o seu professor dentro do trabalho que você estudou. Eu não consigo ter essa frieza de achar que é normal. Eu queria ganhar um e o projeto acabou ganhando quatro, estou feliz demais”, destaca.

O sambista declara que a relação com Caetano é muito boa e enaltece a importância do ícone da MPB para a música. “É uma relação de fã com ídolo. É engraçado que a gente fica trocando tiro, porque ele diz ser meu fã, mas eu sou fã dele. Ele fala que eu sou o cara, eu falo que ele é o cara. Aí você tá do lado do cara que praticamente faz parte de uma geração que me alimentou muito musicalmente, não tem como não se emocionar”, ressalta Xande.

“Tem um vídeo, que ele está emocionado e eu segurando a emoção, porque já tinha chorado antes, então quando a gente está emocionado, não temos noção do que tá acontecendo e é isso que a nossa cultura e a música nos proporciona”, comenta Xande, ao lembrar o momento em que dividiu o palco com Caetano.

Xande de Pilares revela a importância desse prêmio e o que ele representa para o cantor. “Só posso agradecer mesmo a Deus, principalmente, aos meus familia-res, me u s amigos e as pessoas que curtem o meu trabalho. Até os que não curtem, que quando comentam positivamente e negativamente, sinto que estou causando algum tipo de sentimento nessas pessoas”, ressalta.

O artista ainda diz ter um respeito muito grande pelo povo brasiliense e destaca um dos momentos marcantes que viveu na capital. “O Pistão Parque Show nunca mais irá sair da minha mente. Se eu for embora, o meu filho ou o meu neto vão contar. Poder trocar essa energia pra mim é muito importante por tudo que eu tenho vivido, por toda a experiência que eu tenho nesse solo brasiliense de vocês”, afirma.

*Estagiário sob a supervisão de Nahima Maciel


Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->