Começa nesta quinta (9/11) a 31ª edição do Festival MixBrasil com o tema A Gente Nunca foi tão Mix, em que diversidade é celebrada em seus mais diferentes âmbitos sociais, culturais e artísticos. Até 19 de novembro, espectadores serão contemplados com espetáculos teatrais, experiências XR, literatura, performances multimídia, filmes, entre outros, que retratam, sobretudo, temáticas queer e de relevância para a comunidade LGBT+.
O evento acontece em São Paulo, mas o Festival preparou uma programação online e gratuita para todo o Brasil, para que todos possam acompanhar. As produções estarão acessíveis, gratuitamente, pelas plataformas do Sesc Digital, Spcine Play e Itaú Cultural Play. A Associação Cultural Mix Brasil promove o evento com o patrocínio do Itaú, Mercado Livre e SPcine, além do apoio cultural do Sesc SP.
Confira alguns destaques da programação online
SPCINE PLAY (spcineplay.com.br/) Até 26 de novembro
- OB SCENA (Paloma Orlandini Castro, Argentina, 18'): curta-metragem que retoma textos acadêmicos sobre sexualidade escritos por um psiquiatra em Cuba nos anos 80 e estabelece uma ligação com a pornografia atual.
- M DE MÃES (Lívia Perez, Brasil, 87'): documentário que retrata a maternidade lésbica de maneira comovente.
SESC DIGITAL (sesc.digital/home) Até 26 de novembro
AVE MARIA (Pê Moreira, Brasil-RJ, 25'): Após a morte precoce do pai, Maria passa um ano longe da família. Na véspera de Natal, ela volta e o reencontro com a casa, a mãe, os irmãos e a avó reativa memórias e revê as relações.
- OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO (Renato Sircilli, Brasil-SP, 24'): Jorge tem 70 anos e e um dos faxineiros mais caprichosos e dedicados do Motel Paradise, com um único detalhe: ele grava escondido os áudios dos frequentadores das suítes.
ITAÚ CULTURAL PLAY Até 26 de novembro
- DIVINA (Ode, Brasil-SP, 5’): Ao longo dos três capítulos de Divina, que fazem alusão ao versículo bíblico João 14:6, O Caminho, a Verdade e a Vida, a Ode apresenta o Corintho de uma forma que vai contra a retórica habitual associada à identidade travesti.
* Especial para o Correio
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br