Arte educação

Recicle e faça música: Ha Ono Beko promove oficinas em escolas públicas

Grupo musical completa 27 anos e realiza atividades com cerca de 2 mil estudantes do ensino fundamental. Até dezembro, projeto passará por Ceilândia, Paranoá, Gama, Guará e Jardim Botânico

Inspirado nas raízes sonoras da cultura popular brasileira e nos ritmos de matrizes africanas e indígenas, o grupo Ha Ono Beko celebra 27 anos de carreira e oferece para alunos e alunas de escolas públicas do Distrito Federal (DF) vivências culturais que valorizam a música e a preservação do meio ambiente.

O projeto 'Recicle e Faça Música' é idealizado e coordenado pelos artistas LeoKaju e Junai, com a produção de Luciano Monteiro. A iniciativa é patrocinada pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Com influências do funk, dub, rap e ritmos contemporâneos, o grupo promove, nos meses de outubro e novembro, oficinas para aproximadamente 2 mil estudantes, de produção de reciclagem, exposição e interações com conhecimentos musicais.

O objetivo do projeto é despertar o interesse sobre as possibilidades de aproveitamento do que é considerado lixo e permitir que as crianças e jovens tenham acesso à construção direta do conhecimento com incentivo à criação e pesquisa.

As vivências serão oferecidas, de outubro a dezembro, em escolas da Ceilândia, Paranoá, Gama, Guará e Jardim Botânico. O projeto oferece para cada escola visitada uma exposição com totem de bambu e banners do processo de produção de reciclagem e fotos dos materiais e instrumentos musicais construídos pelo grupo.

Além da exposição, haverá aulas espetáculo com materiais reciclados para estudantes do ensino fundamental e a construção de um boneco Zé Limpeza, produzido a partir de material reciclado recolhido pelos alunos e alunas das escolas.  Nas oficinas, serão abordados aspectos como a preservação dos recursos naturais e o reaproveitamento de resíduos na produção de instrumentos musicais convencionais e alternativos.

 

Luis Nova/Divulgação -
Luis Nova/Divulgação -
Luis Nova/Divulgação -
Luis Nova/Divulgação -
Luis Nova/Divulgação -
Luis Nova/Divulgação -
Luis Nova/Divulgação -
Ha Ono Beko/Divulgação -
Ha Ono Beko/Divulgação -
Ha Ono Beko/Divulgação -
Ha Ono Beko/Divulgação -
Luis Nova/Divulgação -
Luis Nova/Divulgação -

Trabalho de pesquisa sonora

Formado em 1996, o Ha Ono Beko desenvolve um trabalho de pesquisa sonora com peculiaridades de timbres, efeitos, estilos e ousadias que buscam a sintonia e a harmonia com as forças da natureza, ao resgatar elementos tribais. Por mais de duas décadas e meia, o grupo desenvolveu pelo país diversas oficinas de confecção de instrumentos musicais, sempre direcionadas à formação de crianças, jovens e adultos.

Leonardo Coutinho Souza (LeoKaju) e Luiz Gonzaga Araújo e Costa Júnior (Junai) são músicos profissionais, arte educadores, produtores musicais, arranjadores e sonoplastas em espetáculos circenses e cênicos, professores de música e luthier profissionais. Trabalham com musicalização de crianças, jovens e adultos, ensinam fabricação de instrumentos musicais por meio de curso, workshop, oficinas com foco na educação ambiental, e procuram despertar o interesse pelas diferentes manifestações culturais do Brasil e do mundo.

SERVIÇO

www.youtube.com/@bandahaonobeko

www.instagram.com/haonobeko

Mais Lidas