OBITUÁRIO

Morre Richard Roundtree, o primeiro herói negro do cinema, aos 81 anos

"O trabalho e a carreira de Richard serviram como um ponto de virada para os protagonistas afro-americanos do cinema", resumiu o empresário do ator

O ator Richard Roundtree, o primeiro herói negro do cinema, morreu, na terça-feira (24/10), aos 81 anos, após uma curta batalha contra o câncer de pâncreas. A morte foi confirmada pelo empresário do astro, Patrick McMinn, que ressaltou o legado de Richard para a comunidade negra nas telonas.

“O trabalho e a carreira de Richard serviram como um ponto de virada para os protagonistas afro-americanos do cinema”, disse McMinn em seu comunicado. “O impacto que ele teve na indústria não pode ser esquecido”, acrescentou. Entre os últimos trabalhos do ator estão Family Reunion, da Netflix, e Cherish the day, da Own TV.

Modelo, Richard entrou no cinema com o destaque que merecia ter: foi protagonista do filme Shaft, como o detetive John Shaft, em 1971. De acordo com a Variety, o filme rendeu US$ 12 milhões em vendas de ingressos de um orçamento de produção de US$ 500 mil, “ajudando a salvar o estúdio da falência”.

A produção é considerada um dos precursores do subgênero blaxploitation. Outras duas sequências de Shaft foram lançadas em menos de três anos.

Natural de Rochester, Nova Iorque (EUA), Richard nasceu em 9 de julho de 1942. Ele chegou a cursar o ensino superior por alguns semestres, mas decidiu abandonar os estudos para seguir a carreira de modelo. No fim dos anos 60 passou a atuar em produções teatrais nova-iorquinas, até estrear no cinema.

Foram mais de 50 anos de trabalho no cinema e na televisão. Passou por Seven — os sete crimes capitais, George, o Rei da Floresta, Brick, Speed Racer e Earthquake. Atuou em séries de televisão como Roots, Magnum PI e The Love Boat.

Em 2022, estrelou em um papel coadjuvante a comédia Moving On, com Lily Tomlin e jane Fonda. A produção estreou no Festival de Cinema de Toronto antes de ir para as salas de todo o mundo.

Richard foi casado duas vezes. Ele deixa quatro filhas — Nicole, Tayler, Morgan e Kelli Roundtree — e um filho, James.

Mais Lidas