Exposição

Obra de Volpi que serviu de estudo para painel do Itamaraty vai a leilão

Seis telas compõem o leilão realizado em São Paulo, entre elas as obras "Dom Bosco" (1960) e "Judite" (1940)

Obras inéditas de Alfredo Volpi (1896–1988) estarão em exposição entre até dia 30 de outubro no escritório de arte James Lisboa, em São Paulo, antes de serem leiloadas em transmissão ao vivo no dia 31 de outubro. Entre as obras que irão a leilão está Dom Bosco, uma pintura de 1960 que serviu de estudo para o afresco que hoje estampa uma das salas do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty.

Além de Dom Bosco (1960), vai a leilão também Judite (1940), se destacam. Dom Bosco traz os mesmos elementos que hoje podem ser encontrados no painel encomendado pelo Ministério das Relações Exteriores para o Palácio do Itamaraty. Volpi utilizou a técnica renascentista do afresco, a mais adequada à pintura mural. Judite é uma tela em homenagem à grande companheira do artista, Benedita da Conceição, que tinha o apelido de Judite e que permaneceu na parede de sua casa por mais de quarenta anos. “Essa obra ficava na sala de casa e ficou com meu pai até o final da vida. Era a ‘preferida’ dele, o coração da casa”, afirma a filha do artista, Djanira Volpi, em nota.

A exposição e o leilão são compostos por obras das quais o artista nunca se desfez e que o acompanharam por décadas, nas paredes de sua casa. As seis telas que serão leiloadas ficaram com a família por muitos anos, mesmo depois da morte de Volpi, em 1988.

Serviço

Alfredo Volpi – Obras inéditas
Em cartaz de 23 a 30 de outubro, das 10h às 18h, no escritório de arte James Lisboa (Rua Melo Alves, 397 - Jardins / SP). Entrada franca.

Mais Lidas