Bianca Mingote* — De volta à cena literária brasileira após sete anos, Maurício de Almeida, vencedor do Prêmio Sesc de Literatura e do Prêmio São Paulo, lança o livro Equatoriais em Brasília. O lançamento será nesta sexta-feira (27/10), a partir das 19h, na Livraria Circulares, na Asa Norte (SQN 113). Por meio de 13 contos, o autor trata de viagens pelo Brasil e explora o impacto desses deslocamentos nos personagens.
Para escrever os contos, Maurício de Almeida conta que mesclou anotações sobre viagens que fez e pesquisas sobre locais variados do país. “Todas elas [as viagens] têm essa intenção de colocar os personagens nessa situação nova, travando contato com pessoas que normalmente eles não travam. É numa rotina diferente. Enfim, é como se eles fossem estrangeiros no próprio país, como se eles viajassem e descobrissem o país em que eles moram”, aponta Maurício.
A obra Equatoriais faz uma travessia pelos estados brasileiros e aborda questões fundiárias, povos originários e relações paternas, entre outras. “Eu busquei trazer para a ficção essas tensões sociais e que isso repercutisse internamente nos personagens também, que os fizesse questionar que vida é essa que eles têm e que país é esse que eles acham que moram”, descreve.
Apesar de ser um livro de contos, o autor destaca que buscou construir uma estrutura em que a obra pudesse ser lida por capítulos, como um romance. Segundo Maurício de Almeida, há personagens que aparecem em mais de um conto, além de situações que são recuperadas ao longo da obra. “São várias descobertas que podem ser também uma única jornada de descoberta, de um processo de vida”, ressalta.
Além de uma sessão de autógrafos com o autor, o evento de lançamento terá uma roda de conversa com a participação de Vivian Nickel, mestre em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mediadora do projeto Laboratório de Contos. O espaço será aberto para perguntas e comentários, com entrada franca. Para Vivian, o momento é importante tanto para o autor quanto para os leitores. “Para os leitores, o lançamento pode ser uma oportunidade de conversar e conhecer um pouco mais sobre o processo de criação do texto. Para o escritor, uma chance de ouvir e descobrir novas possibilidades de texto dentro da sua própria obra”, avalia Vivian Nickel. Ela menciona que não é preciso ter lido a obra para participar, já que será uma apresentação dos contos.
Serviço
Equatoriais
De Maurício de Almeida. Maralto Edições, 156 páginas. R$ 44,90. Lançamento nesta sexta-feira (27/10), às 19h, na Livraria Circulares (CLN 113 BL A loja 7). Entrada franca.
Saiba Mais
* Estagiária sob a supervisão de Nahima Maciel.