Artes visuais

Cia. dos Atores traz adaptação de Shakespeare no Cena Contemporânea

O espetáculo "Julius Caesar – vidas paralelas" será apresentado hoje (24/10) e amanhã (25/10), às 20h, no Festival Cena Contemporânea

A segunda semana da 24ª edição do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília abre com o novo trabalho de um dos mais premiados e conceituados coletivos teatrais do Brasil. Nesta terça-feira (24/10) e na quarta (25/10), a Cia. dos Atores, do Rio de Janeiro, apresenta o espetáculo Julius Caesar – vidas paralelas, às 20h no Teatro do CCBB Brasília.

O espetáculo celebra os 35 anos do grupo carioca e inspira-se na obra de William Shakespeare para falar da miséria humana na luta pelo poder. Utilizando-se da metalinguagem, a encenação estabelece uma analogia entre os personagens da tragédia clássica e atores de um grupo de teatro que convivem há décadas e decidem encenar o texto shakespeariano.

A peça tem dramaturgia e direção de Gustavo Gasparani, ator fundador da companhia e que já esteve em Brasília protagonizando trabalhos célebres como Ricardo III e Insetos. Na adaptação do texto shakespeariano, ele resolveu misturar a eterna luta pelo poder presente na tragédia com as brigas internas de um grupo de teatro que está junto há três décadas — não por acaso, a Cia. dos Atores comemora, com essa montagem, 35 anos de trajetória.

Pelas analogias entre os personagens contemporâneos e os clássicos e como tributo ao livro Vidas Paralelas, do filósofo grego Plutarco, que teria inspirado Shakespeare a escrever a tragédia, o espetáculo da Cia. dos Atores resolveu acolher o aposto "Vidas Paralelas". O acréscimo também atua para destacar a acareação entre as vaidades, medos e frustrações do passado e do presente, provando que, no fundo, o ser humano é sempre o mesmo.

“Quando eu li a peça de Shakespeare pela primeira vez, me chamou a atenção como o homem, desde a Roma antiga, se relaciona com o poder de uma forma tão pouco saudável, com os mesmos vícios, as mesmas questões; como a macropolítica do poder romano se espelha na micropolítica das relações afetivas até hoje em dia”, explica o diretor.

Segundo Gustavo Gasparani, no palco estão duas histórias: a tragédia de Shakespeare narrando o assassinato de Júlio César e os ensaios de um grupo de teatro. “Durante os ensaios, a gente vai vendo que as questões que permeiam o texto shakespeariano se espelham no ensaio do grupo nas relações interpessoais, provando que são as mesmas desde a Roma de César, passando pela era elizabetana e até os dias atuais”. 

O vínculo da montagem da Cia. dos Atores com o Cena Contemporânea começou em 2020, quando um vídeo-registro do processo de ensaios foi exibido, em primeira mão, na versão online do festival.

A Cia. dos Atores mantém-se em atividade ininterrupta desde 1998, tendo recebido os principais prêmios do teatro brasileiro. E já encantou Brasília com montagens como Ensaio Hamlet, Melodrama e Insetos.

Serviço

Julius Caesar – Vidas paralelas

Teatro do CCBB Brasília. Hoje e amanhã, a partir das 20h. Ingressos a partir de R$15 pelo www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília. Não recomendados para menores de 12 anos. Duração: 120 minutos.


Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro e Galeria 3 (SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul). 17 a 29 de outubro, de terça a domingo. Ingressos a partir de R$15 pelo www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria física do CCBB Brasília.

 

Mais Lidas