teatro

Temática familiar é tema de peça infantil gratuita em Ceilândia

Espetáculo teatral 'Avô árvore, menino pássaro' será apresentado ao público nesta segunda-feira (23/10), no CEU das Artes, em Ceilândia. Duas sessões serão ofertadas, às 14h e às 16h

Vivência familiar é o tema do espetáculo infantil Avô árvore, menino pássaro, apresentado pela Cia Teatral Mapati, nesta segunda-feira (23/10), no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), em Ceilândia. Com duas sessões, às 14h e às 16h, a peça receberá as Escolas Classe 08 e 27 de Ceilândia e a entrada é gratuita e aberta ao público em geral. Com criação e direção de Tereza Padilha, a peça aborda a dinâmica familiar e suas relações.

A história gira em torno de uma família em que o avô paterno é diagnosticado com Alzheimer e vai morar com os familiares. Nesse cenário, o neto é o único que entende seus esquecimentos e perturbações. “O roteiro explora o desafio dos enfrentamentos pelo avô e como o neto lida com ele, destacando sempre a importância da compreensão e do amor na família”, explica a diretora Tereza Padilha.

Por tratar de um tema sensível, a preparação do elenco em relação ao cuidado com a interpretação dos personagens foi essencial. “Orientei os atores sobre a importância da sensibilidade para lidar com essa temática tão delicada e a capacidade de cada ator transmitir a emoção e a complexidade da relação entre o avô e o neto”, afirma.

A cenografia e o figurino foram selecionados de maneira cuidadosa e detalhista, de forma a refletir as personalidades e o comportamento de cada personagem. A trilha sonora também desempenha um papel fundamental, determinando a atmosfera e a emoção do espetáculo. A escolha pelos sons, com música ao vivo, conversa diretamente com as ações dos personagens. “O som é muito presente, em cada ação de um personagem, ele ecoa de alguma forma”, descreve Tereza.

Com uma linguagem acessível, o espetáculo busca transmitir a mensagem de compreensão, amor, afeto e ligação familiar ao abordar o amor, a sensibilidade, o respeito e a empatia nos palcos. “São relações de amor, afeto e empatia”, destaca. Tratar desses assuntos com os jovens é de extrema importância. “É um momento em que é possível abrir o coração das crianças”, completa.

O projeto tem o apoio de recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF.


Serviço


Peça avô árvore, menino pássaro
Segunda-feira (23/10), às 14h e às 15h30, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), em Ceilândia. A entrada é gratuita e tem classificação para todos os públicos.

Mais Lidas